A disputa judicial pela posse das terras indígenas da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, acirrou os ânimos na região. No último dia 23, três aldeias foram atacadas por plantadores de arroz. Ao todo, 37 casas das aldeias Jawari, Homologaão e Brilho do Sol foram destruídas e um índio da etinia Macuxi foi baleado, informou o coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Jacir José de Souza.
Segundo ele, a manifestação recente indica que, para coibir a violência na região, "o governo precisa urgentemente fazer a homologação da Raposa Serra do Sol". Durante a invasão, as famílias não puderam retirar das casas objetos pessoais, alimentos e roupas. Segundo Jacir, os invasores queimaram roupas, alimentos e alegaram que aquelas terras eram deles.
Jacir disse que até hoje as pessoas que foram desalojadas de suas terras estão desabrigadas. "Ainda bem que podemos contar com a ajuda de nosso povo, mas volto a repetir: para proteger nossos povos, a demarcação contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol precisa ser feita urgentemente", reiterou Jacir.
Páginas relacionadas
PF prende líder dos arrozeiros na terra indígena Raposa Serra do Sol 06/05/2008
Reserva Raposa Serra do Sol pode ser homologada em terras contínuas 16/12/2004
Nova portaria demarca reserva Raposa Serra do Sol em terras contínuas 14/04/2005
Registros mostram que índios da Raposa vivem na região há quatro séculos 16/04/2005
Homologação contínua da Raposa garante tradições culturais, diz pesquisador 16/04/2005