Entrevista: Dr. Roberto Baruzzi – Saúde no Parque

Atendendo em todo o Parque Indígena Xingu, a Escola Paulista de Medicina (EPM) tem um importante papel na saúde dos índios da região. Trabalhando a quase trinta anos na reserva, atualmente a EPM, em convênio com o Ministério da Saúde, é responsável pelo distrito especial indígena do Xingu.

O médico Roberto Baruzzi foi o principal responsável pelo o início desta parceria, “O Orlando (Villas Bôas) já conhecia nosso currículo, havia muito interesse em nos encontrar, faltava só o momento propício”.

Grupo – Como começou o envolvimento da Escola Paulista de Medicina no Xingu?

Dr. Baruzzi – Nós já tínhamos iniciado um trabalho conjunto no vale do Araguaia, com médico, enfermeiros e alunos. Por acaso em 1964, eu vinha lá do Araguaia, no Sul do Pará, e o avião desviou da rota e posou no Parque para deixar um piloto da FAB na base do Jacaré. Aí eu desci no Posto Leonardo e veio o Orlando trazendo um doente. Eu fui ver este doente e fiquei interessado, né. Voltei pra São Paulo e fiquei querendo encontrar os Villas Bôas, eu percebi que era uma política diferente lá.

dentistasxingu.jpgEntão, acontece que eu li no Jornal que o Cláudio ia ser operado no (hospital) Santa Catarina e fui lá vê-lo. Mas eu titubiei um pouco, quando cheguei, ele tinha tido alta. Então, perdi a oportunidade. Depois li no Jornal que o Orlando ia fazer uma palestra e fui lá, eu já conhecia o Orlando mesmo. Mas quando entrei no corredor, cruzei com ele, nos cumprimentamos e ficou por isso mesmo.

Mantendo equipes permanentes dentro do Parque, a Escola Paulista de Medicina presta atendimento médico e odontológico aos índios do Xingu. Foto: Fábio Pili

Depois de uns tempos aconteceu do Orlando vir trazer um doente. Quem atendeu a porta foi um residente meu que havia estado comigo no Araguaia, então ele me chamou. Aí recebi um convite para fazer uma avaliação das condições de saúde do Parque. O Orlando já conhecia nosso currículo, tinha visto no jornal, já havia muito interesse em nos encontrar, faltava só o momento propício.

Então fomos, e vimos que era preciso uma ação regular de saúde. O Parque foi criado em 61 e estávamos em 65, precisávamos de um plano regular de vacinação, um plano regular de assistência e uma retaguarda hospitalar. Então, a cidade mais próxima do Xingu, na verdade, era São Paulo. Que todos os centros urbanos eram muitos distantes, mas São Paulo tinha a linha da FAB semanal. O avião saía daqui, o DC3, da época da Segunda Guerra, banco lateral, desconfortável, mas levava vinte pessoas para onde você queria.

Daí foi ótimo, muito bom porque o hospital daqui funcionou como retaguarda hospitalar. Então estabelecemos que iriam quatro equipes periódicas no ano. Cada aldeia, graças à ficha médica, começou a ter um plano de vacinação e chamávamos o índio pelo nome e, ao mesmo tempo, em caso de emergência, tínhamos a retaguarda hospitalar. Este foi o plano, íamos quatro vezes por ano: janeiro, abril, julho e setembro.

Grupo – De que maneira vocês faziam o trabalho de prevenção de epidemias na época?

Dr. Baruzzi – Em 1965 houve um grande risco de doenças que poderiam ser evitadas por vacinas. O sarampo era uma grande ameaça. Tinha havido, onze anos antes, em 54, uma epidemia que pegou 600 índios e morreram 114. Isto está descrito nos relatórios do SPI (Serviço de Proteção ao Índio) e tem até um livro do José Mauro Vasconcelos, o romancista, onde ele conta um episódio deste. Então, tínhamos esta memória muito triste. E a malária tinha uma incidência muito grande, era a principal causa no momento de mortalidade e doenças.

Por outro lado, encontramos também índios chamados de cultura pura. Que estavam ainda em relativo isolamento com a sociedade brasileira. O acesso ao Parque era só por avião e era controlado e os índios também não tinha facilidade pra sair. Isto me chamou a atenção também pela diversidade dos índios lá dentro. Na época eram 14 tribos, completamente diversas e pertencentes aos quatro maiores troncos linguísticos: Aruak, karibi, jê e o tupi.

Este foi o panorama que encontramos. Fomos muito bem aceitos porque havia o preparo também do Orlando e do Cláudio, explicando o que nós fomos fazer, o que era a vacina. Não houve grandes problemáticas.

Grupo – E como era a relação de vocês com os Pajés?

Dr. Baruzzi – Nós levamos conosco o compromisso de respeitar ao máximo a cultura dos índios e respeitar a prática dos Pajés. Quer dizer, desde o começo tivemos um bom relacionamento com eles. As coisas quase se complementam, eles têm o sistema deles e a lógica deles. O teoria das doenças deles obedece a outro mecanismo que não o nosso. Para nós é o agente, o vírus, para eles tem outras explicações. Mas os dois se congregam em benefício da saúde.

Muitas vezes chegávamos numa casa e o Pajé estava fazendo o trabalho dele, os cânticos, a fumaça, enfim, a pajelança. A gente assistia a pajelança e vice-versa, as vezes, chegávamos antes e o Pajé esperava. Às vezes a gente dizia, "essa criança tem que sair, tem que ir pra São Paulo" e o Pajé, "ah, não sei, vou pensar". Porque o Pajé faz toda aquela proteção, né. O trabalho do Pajé é tão interessante que, por exemplo: uma vez nós fizemos os curso do agente e saúde no Diauarum e levávamos os índios do Alto Xingu. Eles só iam depois que o Pajé os preparasse para que eles fossem, para enfrentar as entidades malígnas da parte norte.

Então, nós sempre tivemos um bom relacionamento com os Pajés. Como diz o Orlando: "O médico ajuda a curar, o Pajé leva a fama e cobra". E cobra em espécie (geralmente colar de caramujo) faz parte, né.

Grupo – E como você acha que o Pajé entendia a ação do médico?

Dr. Baruzzi – Eu acho o seguinte, eles viam mais um reforço, "chegou mais alguém para me ajudar na saúde". É muito difícil para nós dizermos que entendemos o mecanismo do Pajé e ele dizer que entende o nosso trabalho. São linhas diferentes de compreensão.

Grupo – Atualmente, a atuação da Escola Paulista de Medicina continua do mesmo jeito?

Dr. Baruzzi – No ano passado (1999) foram criados os distritos sanitários indígenas, que ficam ligados ao Ministério da Saúde, à Fundação Nacional da Saúde. Lá tem o setor de saúde indígena, esta é a nova política. São 34 distritos em todo o país, divididos por critérios geográficos, étnicos e epidemológicos. Para fazer estes distritos, o Ministério da Saúde faz um convênio com entidades que atuam na área, no caso do Xingu – como nós estamos há muito tempo lá – o convênio é com a Escola Paulista de Medicina. Somos responsáveis pelo distrito especial indígena do Xingu.

Nossa sede é Canarana, uma cidade de mais ou menos 26 anos, fundada por gaúchos. Lá tem hospital, temos casa, tem a casa do índio, funciona na nossa base. Ela fica no sul do Parque. Para chegar lá a gente pega um avião pequeno em Goiânia e tem gente que vai por terra mesmo.

Grupo – A Escola Paulista de Medicina mantém equipes permanentes dentro do Parque?

Dr. Baruzzi – Mantemos. Tem médico, enfermeira e hoje trabalhamos também com a formação do agente indígena de saúde. Isto é uma coisa dos últimos anos, a comunidade escolhe quem vai fazer os cursos. É um curso de capacitação e formação. Isto tudo é muito complexo. E o índio tem, por exemplo, a dificuldade da alfabetização, uns escrevem bem e outros não.

O curso aborda todas as condições de saúde, como acontece a doença… Quer dizer, a idéia

é preparar pessoas para fazer o primeiro atendimento, as coisas mais simples. Porque na aldeia ele está trabalhando com a sua comunidade e ele tem a facilidade de comunicar com o posto. Comunicando com o posto, o pessoal de saúde vai e busca o paciente. O posto comunica com Canarana onde tem o hospital e Canarana comunica com a gente.

Então, este curso está caminhando. Caminhando tão bem, que alguns já estão passando pra próxima fase: o auxiliar indígena de enfermagem. Conseguimos que o governo reconhecesse essa figura. Esta é uma coisa nova também no país.

Uma resposta para “Entrevista: Dr. Roberto Baruzzi – Saúde no Parque”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *