Xingu: Primeiras Impressões II

Acordamos com o movimento ao raiar do dia. No meio da aldeia encontramos alguns homens, inclusive Ualá e seu tio avô Aiupu, que conhecemos em Brasília. Acompanhando o resto da aldeia, seguimos para tomar nosso banho matinal. O que impressionou no Tuatuari, afluente do Xingu, foram a água inacreditavelmente morna e a quantidade de peixes que pulavam.

Conversando com o pessoal descobrimos um fato curioso: a maior parte dos Yawalapiti é vascaína. Entre os mais de duzentos índios da tribo, existem apenas cinco flamenguistas e o Ualá, que é fluminense. Depois disso, fomos convidados para ver a pesca com timbó.

Parte da tradição xinguana, este tipo de pesca acontece uma vez por ano, quando o rio começa a baixar. Os índios fecham um pequeno canal com redes de pesca e batem n’água com uma planta chamada timbó. A seiva deste cipó entorpece os peixes, deixando-os sem oxigênio. Em desespero eles começam a nadar próximo à superfície, boiar e até pulam pra dentro das canoas, estrategicamente posicionadas.

criancasxingu.jpgDepois de uma reza para que os peixes pulem, o timbó começa a ser batido. Os primeiros a terem direito de pescar são as crianças pequenas, ou aqueles que ainda não se envolveram com mulheres. Aritana explica que isto faz parte do treino de uso do arco e flecha, “nós não podemos ajudar em nada, eles flecham e guardam o que pegam, não tocamos os peixes deles nem com o pé”. Certo tempo depois, a pesca é liberada para todos. Ao final da manhã, as canoas voltaram carregadas de dois Trairões, alguns Tucunarés e centenas de Curimatás. Mesmo assim, muita gente achou a pescaria fraca.

Alguns meninos da tribo Yawalapiti posam para foto. Foto: Pedro Ivo Alcântara

Esta foi a segunda e última vez que este tipo de pescaria acontece neste ano, saímos frustrados porque não levamos as máquinas fotográficas. Mas eles explicam que isto é necessário, senão o peixe acaba. Parte do produto da pesca foi repartido entre as casas da aldeia e a outra parte foi separada, ela estava reservada para os kamaiurá, tribo que mora longe do rio e havia sido convidada para uma partida de futebol ao final da tarde.

Almoçamos beiju com três Tucunarés escolhidos especialmente por Aritana. Conversamos com o cacique até a chegada do caminhão com o time kamaiurá. Os times entraram em campo devidamente uniformizados, enquanto a platéia assistia saboreando pescado com beiju. Assistimos o início do jogo, mas o cansaço foi batendo. Aritana providenciou redes para todos e cochilamos durante o segundo tempo. O placar final foi Iaulapiti 2 X 7 Kamaiurá.

Por volta das 17h nos reunimos com Aritana, Aiupu e mais alguns homens da aldeia. Explicamos com calma como era nosso projeto e constatamos que teríamos de vir para o Posto Leonardo Villas Bôas, localizado a cerca de 6km da aldeia. Isto foi necessário porque precisamos carregar as baterias dos equipamentos e o posto tem gerador.

Aritana nos levou de caminhonete para o posto da Funai, dirigido por seu irmão Kokoti. Para nossa alegria, fomos alojados na casa que foi do Orlando Villas Bôas na época em que esteve no Xingu. A casa fica em frente ao Tuatuari, limpinho, quente, bom para beber, tomar banho e lavar roupa. Resumindo, estamos num histórico hotel cinco estrelas em pleno Xingu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *