Funasa afasta risco de volta da febre amarela

Agência Brasil – ABr – A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) garantiu hoje não haver risco de reintrodução da febre amarela urbana no país. Abaixo, seguem alguns esclarecimentos do órgão sobre o assunto:

1. Existem dois tipos de febre amarela (FA): a urbana e a silvestre.

2. A febre amarela urbana foi erradicada no Brasil em 1942 e permanece erradicada até hoje.

3. A febre amarela silvestre ocorre em todos os países onde existem florestas e macacos. Os macacos servem como "reservatório" do vírus que transmite a doença, que é levada de um animal contaminado para outro, ou de uma pessoa contaminada para outra, por intermédio do mosquito Haemagogus sabethes, que vive somente em áreas de matas.

4. O Brasil possui vacina eficaz contra essa doença. A Funasa, em parceria com estados e municípios, intensificou a vacinação contra essa endemia em toda a extensa área onde ocorre circulação natural do vírus silvestre e das regiões contíguas, vacinando 61,3 milhões de pessoas no período 1998/2001.

5. No ano de 2000, foram registrados apenas 85 casos de febre amarela silvestre no Brasil; em 2001, foram 41 casos. Este ano, até o presente momento, foram notificados cinco casos. Para uma população de cerca de 170 milhões, do ponto de vista das estatísticas, estes números são
insignificantes.

6. Outra ação adotada pela Funasa para impedir casos de FA foi a intensificação das ações de Vigilância Epidemiológica, que nos permite, atualmente, detectar com muito mais sensibilidade do que no passado qualquer caso suspeito e fazer uma ação de bloqueio, se necessário.

7. Ao contrário da informação prestada pelo sr. Marcos Boulos à Agência Estado, é remota a hipótese de ocorrência de algum caso ou surto de febre amarela urbana. Diante desta remota hipótese, a Funasa esclarece que o episódio pode ser rapidamente isolado porque existe vacina e há condições de imunizar todos os moradores da área e viajantes que para lá se desloquem.

8. Portanto, a população que reside ou que se dirige às áreas endêmicas para febre amarela silvestre*, que porventura ainda não tenha sido imunizada, deve procurar um Posto de Saúde para receber a vacina contra a febre amarela e continuar tranqüila.

*Regiões Norte e Centro-Oeste do país e áreas de florestas nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
RE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *