Estado de Goiás lança campanha contra queimadas

AGECOM – A Agência Ambiental lança amanhã, às 11 horas, no Posto da Polícia Rodoviárias Estadual,da GO-070 (saída para Inhumas, a campanha do Projeto Corta-Fogo, que consiste na prevenção e controle das queimadas. A campanha visa conscientizar as pessoas sobre o prejuízo ambiental causado pela atividade e tem como objetivo reduzir os focos de incêndio, fiscalizar o uso do fogo e também incentivar a criação de brigadas de combate aos incêndios florestais.

No evento, serão divulgados os números de focos de queimadas ocorridos e quantos foram debelados, desde 1999, quando o projeto Corta-Fogo começou a ser desenvolvido, até hoje. Serão também distribuídos materiais informativos sobre o assunto, bem como uma exposição dos materiais utilizados no combate aos incêndios.

A atual campanha do Projeto Corta-Fogo irá desenvolver um trabalho de conscientização da população rural quanto ao problema ambiental causado pelo fogo. Para orientar as ações de prevenção e/ou controle das queimadas, a Agência Ambiental, em parceria com a Defesa Civil, irá ministrar cursos para capacitação de funcionários das prefeituras municipais, bem como à população vizinha das Unidades de Conservação Ambiental. As primeiras cidades a receberem o curso são Americano do Brasil, Águas de São João e Itapuranga. Neste ano, o Corta-Fogo já realizou aceiros nas Unidades de Conservação do Estado, e procedeu o reconhecimento das áreas críticas dos parques estaduais de Terra Ronca, Serra de Caldas e de Pirenópolis, entre outras ações.

O projeto é uma parceria entre a Agência Ambiental, Agenciarural, Ibama, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Batalhão Florestal, Agetop, DNER, secretarias de Agricultura, Ciência e Tecnologia, Anjos Verdes, prefeituras municipais e organizações não-governamentais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *