Fundação BB desenvolve programa de preservação ambiental

Agência Brasil – ABr – A Fundação Banco do Brasil vai desenvolver programa de preservação ambiental, o “Programa Bio-Consciência”, usando como carro-chefe a convivência estreita que o BB mantém com os municípios, como agente financeiro. A idéia é conscientizar as prefeituras para um programa educativo junto às populações quanto à necessidade da conservação da água e do equilíbrio ambiental. A diretora da Fundação, Heloísa Helena de Oliveira, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, disse que o objetivo é despertar a importância da preservação dos recursos naturais, necessário para a sobrevivência das gerações futuras com o uso racional dos rios e mananciais.

A instituição quer trabalhar próximo das políticas públicas complementando a política nacional de recursos hídricos, e está negociando parceria com a Agência Nacional de Águas para esse fim. A poluição dos mananciais deverá ser combatida através desse trabalho, visando proteger rios, lagos e lençóis. Os locais onde há escassez de água, como no semi-árido nordestino, terão enforque especial no trabalho educativo que será empreendido pela Fundação Banco do Brasil, dentro do Programa Bio-Consciência.

A entidade defende o uso racional da água, especialmente na agroindústria. Na questão dos resíduos sólidos, segundo Heloísa Helena, dos 5.500 municípios do país em menos de 200 se faz coleta seletiva de lixo, o que significa que “estamos entulhando nosso país com lixo que poderia ser reaproveitado, gerando renda e resultando em matéria prima para diversos produtos”. Ela destaca que temos capacidade ociosa na indústria recicladora e está na hora de utilizá-la.

O apoio das prefeituras e das instituições ligadas ao meio ambiente pode resultar numa melhor qualidade de vida para as populações, que também estariam preservando o futuro das gerações. Na questão dos resíduos sólidos as ações poderiam fazer surgir a coleta seletiva.

No próximo dia 3 de outubro, segundo informou a presidente da Fundação Banco do Brasil, vai acontecer em Porto Alegre a “Reciclashow”, quando serão reunidas as prefeituras da região para participar do esforço para começar esse trabalho educativo. Heloísa Helena lembrou que em Brasília já se tentou um trabalho de conscientização pela coleta seletiva de lixo mas, como em outros estados, tudo acaba se misturando num lixão, tornando inútil o trabalho.

Lourenço Melo
——
FF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *