Roraima deve eleger deputado federal indígena

Agência Brasil – ABr – O candidato indígena a deputado federal em Roraima, José Adalberto Silva, o Adalberto Makuxi (PCdoB), informou ainda há pouco, que se as eleições estivessem encerradas neste momento (13h45), ele estaria eleito. “Ainda faltam oito urnas do interior e acredito na minha vitória. Há uma candidata do meu partido com votação expressiva que está ajudando a minha eleição, disse o candidato Adalberto, que tem mais de 2.700 votos a seu favor. Se eleito, o índio Makuxi será o segundo deputado federal indígena na história do País e se elegerá no ano da morte de Mario Juruna, o priemiro, falecido em julho passado.

Adalberto Makuxi é um dos três candidatos indígenas a deputado federal no Brasil, porém o único com chances. Em Recife, Eviláseo Caroba (PPS/PE), índio Fulni-ô, teve uma votação inexpressiva com pouco mais de 200 votos. O outro candidato, Amanuá Kamaiurá, da Terra Indígena Parque do Xingu, ainda não pode avaliar sua candidatura. O candidato à 2ª suplência do Senado Federal, o índio Kaxinauá, Antonio Ferreira das Silva(PCdoB/AC), obteve êxito com a reeleição da senadora Marina Silva (PT/AC).

Este ano, o movimento indígena apresentou um crescimento significativo, com a candidatura de 19 indígenas em todo o País. Roraima foi o estado com maior número de candidatos indígenas (08), Mato Grosso (02), Mato Grosso do Sul (02), Acre (02), Rondônia (01), Pará (01),Santa Catarina (01), Distrito Federal (01), Pernambuco (01). (Simone Cavalcante)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *