Comunidades indígenas terão campanha de combate à Aids e DSTs

Agência Brasil – ABr – Os projetos Prevenção no Campo e Voluntários das Comunidades Indígenas se preparam para o Dia Mundial de Combate à Aids em Mato Grosso do Sul. O primeiro projeto iniciado no segundo semestre deste ano, em Mato Grosso do Sul tem como objetivo levar às escolas rurais próximas à Campo Grande orientações sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e Aids. São feitas, semanalmente, palestras e apresentações de teatro com o grupo Cara de Pau em 17 escolas de Ensino Fundamental e Médio.

A idéia do projeto, segundo o coordenador Everaldo José da Silva, nasceu da necessidade de trabalhar na prevenção das doenças destinado ao público infantil e adolescente nas regiões de assentamento. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria Estadual de Saúde e a Organização Não-Governamental Interativa estão desenvolvendo um trabalho de prevenção as DSTs/ Aids nas populações indígenas do estado. De acordo com a médica ginecologista Nazira Scaffi, da ONG Interativa para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, estão previstas várias atividades para informação e orientação à população das aldeias nos diversos municípios.

Como parte da programação, grupos teatrais vão abordar temas relacionados às doenças sexualmente transmissíveis. A médica explica que, por meio de dinâmicas de grupo, índias da aldeia de Taunay estão participando da mobilização do Dia Mundial de combate a Aids. Dentro da programação, as representantes das etnias guarani – Kaiowá, Guató, Terena, Ofaié – Xavante e Kadwéu, já participam de diversas dinâmicas no trabalho de prevenção a essas doenças.

Marília de Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *