Donos de reservas particulares de MS criam associação

Agência Brasil – ABr – Donos de áreas de reserva particular de Mato Grosso do Sul criaram uma entidade civil, com o intuito de estimular a implantação de novas reservas e de participar da elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento do Pantanal. A decisão de criar a Associação de Proprietários de RPPNs do MS (REPAMS) é resultado de discussões que se desenrolaram no II Encontro Internacional de Integração Técnico-Científica para o Desenvolvimento Sustentável do Cerrado e Pantanal, realizado há dois meses, em Corumbá.

O presidente eleito da entidade é Rubens Filinto da Silva, proprietário da RPPN Reserva Ecológica Fazenda Arara Azul, que fica em Corumbá. Segundo ele, os donos de reservas particulares, a partir de agora, terão mais representatividade para participar das discussões em torno do Programa Pantanal/BID. A associação está aberta a novas adesões. Os contatos com a diretoria da REPAMS podem ser feitos pelo correio eletrônico ebrandao@corema.com.br.

As Reservas Paticulares do Patrimônio Natural, que dão a sigla RPPN, são áreas de conservação da natureza, em terras privadas. Qualquer proprietário de terras que quiser reservar parte delas com esse intuito pode encaminhar a proposta ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A inscrição no sistema de RPPNs não acarreta em perda do direito de propriedade.

Lana Cristina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *