Relatório propõe regularizar a vazão do Rio São Francisco

Jornal do Senado – Senadores da comissão querem garantir a eficiência de projetos de irrigação e a produção de energia no São Francisco.

A comissão especial que acompanha o projeto de revitalização do Rio São Francisco aprovou ontem (20) o relatório final apresentado pelo senador Waldeck Ornélas (PFL-BA). O texto aponta a necessidade emergencial de que se realize trabalho de articulação, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), para definir a estratégia e política de novos barramentos de usos múltiplos, com ou sem aproveitamento energético. Implantados na bacia do rio, teriam por objetivo a regularização da vazão e potencialização do rio.

Segundo o relatório, a revitalização da bacia do São Francisco deve envolver o aumento no volume de água, mediante a regularização da vazão do rio. Será essa a função, disse o relator, dos barramentos, que poderão regularizar o nível das águas do São Francisco, viabilizando com mais eficiência projetos de irrigação, a produção de energia elétrica e o funcionamento da hidrovia.

A comissão, segundo o relator, mapeou os principais problemas que ameaçam o rio. São “três áreas problemáticas localizadas no Baixo e no Alto São Francisco e no Lago de Sobradinho”, disse.

O documento preconiza a viabilidade técnica de uma cheia artificial anual, a ser provocada no Baixo São Francisco, pelo aumento da vazão do rio para 4 mil metros cúbicos por segundo, a partir de Xingó, durante sessenta dias ao ano. A cheia artificial garantiria o restabelecimento das condições ambientais do rio e possibilitaria a execução de uma política de desenvolvimento. Essa região do rio merece “prioridade absoluta”, segundo o relatório, em conseqüência dos problemas surgidos a partir da implantação da hidrelétrica de Xingó. Construída na divisa de Alagoas e Sergipe, Xingó criou um lago de 65 quilômetros de extensão no canyon do São Francisco.

Sobradinho

Em decorrência da grande evaporação do espelho d’água em sua superfície de 300 quilômetros, o Lago de Sobradinho possui alta taxa de evaporação. Desse modo, as populações vêem-se obrigadas a se afastar por vários quilômetros do lago, o que resulta em graves prejuízos para suas lavouras e o abastecimento humano.

O relatório propõe que seja implementado plano de desenvolvimento sustentável específico para esse segmento do rio.

Quanto ao Alto São Francisco, Ornélas propõe que a ANA faça convênio com Minas Gerais para realizar estudos sobre o dimensionamento de medidas necessárias no trecho abaixo de Três Marias, permitindo elevação das vazões no curso principal do rio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *