Funai comemora 35 anos

A Funai comemora, no próximo dia 5, o seu trigésimo-quinto aniversário com uma programação especial, que irá de amanhã (2) até sexta-feira. Servidores do órgão e lideranças indígenas estão convidados a participar das atividades, que contarão com a presença do ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ramos Ribeiro, na inauguração do Centro de Cultura e Convívio dos Povos Indígenas, em Sobradinho (DF).

As comemorações começam na próxima segunda-feira (02), às 10h, na Artíndia, em Brasília, onde haverá a abertura da exposição Frentes de Atração – O começo de um bom programa. A exposição reúne fotos do contato com os índios Parakanã, do Pará, entre 1983 e 84, organizadas pelo Departamento de Índios Isolados (DEII), chefiado pelo indigenista Sidney Possuelo.

Na terça feira, em dois horários, 10h e 15h, servidores da Funai e convidados assistirão à primeira exibição do vídeo Hetohoky, a festa do
menino Karajá. No dia seguinte (4), o documentário será exibido em todo o
país pela NBR, TV Nacional, pela operadora NET. O vídeo mostra o ritual de passagem e preparação de meninos de 10 a 12 anos para a fase adulta,
ocorrido em março deste ano e que envolveu e mobilizou a aldeia Santa Isabel do Morro, na Ilha do Bananal (TO).

A beleza da Ilha e a força da cultura Karajá – pintura corporal com urucum e jenipapo, braceletes de fio de algodão coloridos (oudexi), brincos em forma de flor (kue) confeccionados com dentes de capivara e penas de arara, o rito de furação de lábio, os cantos, entre outros tantos detalhes foram documentados pela jornalista e psicóloga Maria Luiza Silveira.

Ainda na quarta-feira, às 16h, no auditório da sede em Brasília, o residente da Funai, Artur Nobre Mendes, fará um pronunciamento de fim de ano e apresentará um resumo das ações do órgão durante o atual governo. A inauguração do Centro de Cultura e Convívio dos Povos Indígenas, localizado em Sobradinho, marcará as comemorações no dia 05. A partir do próximo ano, o Centro hospedará os representantes indígenas em trânsito em Brasília na busca de solução para os problemas de suas comunidades. O Centro tem capacidade para abrigar 150 índios/dia e proporcionará lazer (quadra de futebol, sala de vídeo), área para produção de artesanato, horta comunitária, biblioteca, e museu com exposições permanentes.

Ainda na quinta-feira, às 15h, no Salão Negro do Ministério da Justiça, haverá o lançamento do livro “Legislação Indigenista Brasileira e Normas Correlatas”, que reúne as leis atualizadas e vigentes do indigenismo, organizado pelo Departamento de Documentação da Funai (Dedoc-DAD).

No Rio de Janeiro, a partir das 8h30 DE SEXTA-FEIRA, no auditório Reginaldo Treiger do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), vinte representantes de projetos sociais de municípios e organizações indígenas apresentarão suas ações para a disputa dos cinco melhores ao prêmio Gestão Pública e Cidadania. A liderança indígena Vando Karai, representante dos Guarani de Ribeirão Silveira, São Sebastião (SP), apresentará o Projeto Jejy, para o Reflorestamento de Palmito Juçara, pupunha e açaí, implementado há seis anos, com o apoio da Funai e do governo local. O projeto, apresentado no início do ano junto a quase 900 outros, foi selecionado entre cem, e está agora entre os 20 finalistas. O presidente da Funai, Artur Nobre Mendes estará presente à exposição de Vando Karai, às 12h, para apoiar o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *