Orlando Villas Bôas homenageado com Ordem Nacional do Mérito

Funai – O sertanista e indigenista Orlando Villas Bôas, falecido dia 12 último aos 86 anos, em São Paulo, será homenageado nesta segunda-feira (30), às 16 horas, pelo ministro da Justiça, Paulo de Tarso Ribeiro. Villas Bôas com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito. À cerimônia, no Salão de Retratos do Ministério da Justiça, estarão presentes a viúva, Marina, e os filhos Noel e Orlando Villas Bôas (e esposa, Lúcia Santiso).

Orlando Villas Bôas foi um dos desbravadores da Expedição Roncador Xingu, criada pelo presidente Getúlio Vargas e iniciada em 1943 com o objetivo de acabar com as áreas apresentadas em branco do Brasil Central nas cartas geográficas. Ao travarem contato, no trajeto, com 13 etnias indígenas desconhecidas, iniciou-se novo trabalho de políticas públicas em defesa dos povos indígenas brasileiros.

Orlando e os irmãos Cláudio e Leonardo passaram a defender a criação do Parque Nacional do Xingu, ocorrida em 1961, e que hoje abriga a mais de 7 mil indígenas em 26 mil quilômetros quadrados de área a partir do norte de Mato Grosso. O Parque foi gerenciado por Orlando Villas Bôas até 1967. Até janeiro de 2000, o sertanista atuou como assessor da Presidência da Funai, e a partir daí como assessor da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo. (F.L.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *