Seminário discute matas ciliares no rio São Francisco

O SOS Velho Chico e a Embrapa, com apoio do Banco do Nordeste e Sebrae/BA, promovem, nos próximos dias 6 e 7 de fevereiro, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro/BA, o I Seminário sobre Matas Ciliares e os Impactos na Bacia do Rio São Francisco.

Trata-se do primeiro painel científico sobre matas ciliares na bacia do Rio São Francisco que irá congregar especialistas e ONGs ambientalistas, de forma a ampliar o debate em torno de alternativas concretas de preservação e recuperação das matas ciliares na bacia do Rio São Francisco.

A proposta final do Seminário é um livro onde serão registradas as discussões técnicas e os resultados dos estudos e experiências apresentados, bem como procurará estimular novas pesquisas e formas de conscientização sobre a preservação das matas ciliares.

Evitar a contaminação do ecossistema aquático, manter a integridade das margens dos rios e contribuir para a manutenção da temperatura da água são apenas algumas funções da Mata Ciliar. A queda de barrancos e o assoreamento têm relação direta com a remoção das matas ciliares, o que vem comprometendo a vida do rio São Francisco.

A legislação sobre as Matas Ciliares existe há quase meio século. Mas apesar disso, elas não foram poupadas da degradação desenfreada, com efeitos negativos à área da bacia com maior diversidade de fauna e flora e produção de biomassa.

Maiores informações em www.sosvelhochico.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *