Institutos de pesquisa na Amazônia serão reforçados

Agência Brasil – ABr – Parceria do governo federal, na área de ciência e tecnologia, com os estados, foi a tônica da reunião que o ministro da área, Roberto Amaral, teve hoje, em Belém, com o governador do Pará, Simão Jatene. O governo paraense apresenta, em breve, ao ministério, a pauta dos principais projetos em desenvolvimento do estado para, posteriormente, definir futuras parcerias.

Amaral reuniu-se pela manhã com os diretores dos institutos e centros de pesquisa vinculados ao MCT, na sede do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), quando inaugurou simbolicamente a conexão do museu à Rede Nacional de Pesquisas (RNP), programa responsável pelo tráfego de informações científicas e tecnológicas entre instituições e universidades. Essa conexão trará mais rapidez de tráfego que a anterior, que, além de mais lenta, era prestada pelo serviço de telefonia local. Para isso, foi instalado um circuito de rádio com capacidade de 34 megabites por segundo (Mbps), doado pela empresa Harris do Brasil. A instalação do equipamento envolveu recursos da ordem de R$ 300 mil.

O ministro enfatizou, em entrevista coletiva, a necessidade de que todos invistam em ciência e tecnologia, governos estaduais, prefeituras e empresariado, de forma que a iniciativa não se concentre só na União. Amaral afirmou que o fato de realizar a reunião com os diretores em Belém mostra sua preocupação com a Amazônia. Uma de suas ações será fortalecer o papel indutor científico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do do próprio MPEG. Outra meta é instalar o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), cuja sede, em Manaus, já foi edificada. Ele aproveitou a ocasião para anunciar a realização de um seminário internacional de ciência e tecnologia na Amazônia, ainda sem data programada.

Lana Cristina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *