Educação Ambiental para os professores de ensino médio

Agência Brasil – ABr – O ministro da Educação, Cristovam Buarque, acertou esta semana parceria com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Marcus Luiz Barroso Bastos, para a capacitação de um milhão de professores do ensino fundamental e médio na área de Educação Ambiental. O acordo prevê a formação de um grupo de trabalho interministerial para redefinir a inclusão de temas ambientais de maneira transversal, como prevêem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

De acordo com, Luiz Barroso, a parceria com o MEC é fundamental, pois o Ibama quer modificar a sua imagem de “órgão repressor”, responsável apenas pelo licenciamento ambiental e fiscalização do meio ambiente. “O caminho é a educação”, disse. Para a secretária de Ensino Fundamental, Maria José Feres, que também participou da reunião e deverá integrar o grupo de trabalho, o ministério já deu início a reestruturação da atual coordenação de Educação Ambiental, que respondia pela tarefa de implantar o tema nos currículos.

O presidente do Ibama informou, ainda, que da reunião, realizada no gabinete do Ministro da Educação, onte às 19h, ficou acertado que o primeiro objetivo “é mudar a cabeça dos professores”. O projeto prevê, além da capacitação dos docentes do ensino fundamental, a adequação curricular de maneira a assegurar a transversalidade. Luiz Barroso avalia que assunto tem que estar “transversal” inicialmente no tratamento dado pelo Governo. “Temos que envolver MEC, ministério do Meio Ambiente e todos os demais” afirma ele.

De acordo com Maria José Feres, a iniciativa do ministro Cristovam Buarque em convidar o presidente do Ibama para uma conversa sobre Educação Ambiental faz parte do conjunto de medidas que visam implantar a “Escola Ideal”, um projeto que começa a tomar corpo no MEC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *