Manual de Manejo de Fauna Silvestre ajuda a preservar espécies

Agência Brasil – ABr – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lança, na 6ª feira (21), em Belém (PA), o Manual de Manejo de Fauna Silvestre. Elaborado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Sustentado das Populações Tradicionais (CNPT), a publicação destina-se aos moradores das Reservas Extrativistas (Resex) que pretendem criar animais silvestres para obtenção de alimento e renda nas comunidades.

O manual, resultado do trabalho dos ecólogos Alberto Costa de Paula e Scoth Morrow Lindbergh, é um completo guia para se compreender todos os aspectos técnicos e legais necessários ao desenvolvimento da criação de animais selvagens em regime extensivo e semi-extensivo. O modelo está em fase de experimentação nas reservas extrativistas de Tapajós-Arapiuns (Pará) e Cazumbá-Iracema (AC) criadas pelo Ibama na Amazônia.

Segundo os autores, as fontes tradicionais de proteína animal provenientes da caça de subsistência para a alimentação das populações residentes nas florestas está em declínio em todo o mundo. A causa está na destruição de ecossistemas ou na caça indiscriminada. “A Amazônia é uma das poucas regiões onde o declínio das populações animais ainda pode ser revertido”, garantem.

O CNPT já está treinando os moradores das reservas para a prática correta do manejo de animais silvestres. O Manual de Manejo de Fauna Silvestre é o instrumento básico para a criação dos animais. Antes da implantação efetiva do projeto, os técnicos fazem um amplo levantamento das espécies e da população de animais existentes. Depois de iniciar a atividade, continuam a monitorar os animais com o objetivo de identificar e controlar os impactos ambientais. Com o acesso regularizado, espera-se que haja a recuperação de muitas espécies. Um amplo trabalho de informação e educação ambiental ocorrerá durante o desenvolvimento dos projetos. (Com informações do Ibama)

Ubirajara Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *