Artesanato de capim dourado

O artesanato do raro capim dourado, só encontrado no preservado Cerrado do Jalapão, no Estado do Tocantins, deverá ser exportado. A informação foi dada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na abertura da exposição das peças (chapéus, bolsas e objetos diversos) produzidos por artesãos da comunidade Mumbuca, formada por pequenos agricultores/artesãos que sobrevivem do extrativismo na região do Jalapão. A mostra, para visita e venda das peças de extraordinária beleza, ficará exposta até a próxima sexta (11/04) no Espaço Cultural Guimarães Rosa, térreo dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, em Brasília.

A exposição – organizada pelo artesão Paulo Garcia – é uma promoção dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, através das Secretarias de Coordenação da Amazônia e de Agroextrativismo, para apoiar o trabalho da comunidade Mumbuca, que transformou o artesanato de capim dourado do Cerrado em sua principal fonte de renda.

Estudos botânicos e de manejo comunitário estão sendo realizados para garantir a exploração sustentável do capim dourado – colhido apenas uma vez ao ano nas veredas do Jalapão. Maiores informações: Paulo Garcia (61) 9254810

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *