Fome Zero nas comunidades indígenas

Funai – A implantação do Programa Fome Zero nas comunidades indígenas vai dar destaque à projetos de sustentabilidade das aldeias a curto e médio prazo. Em reuniões da Funai com o Ministério da Segurança Alimentar e Combate a Fome foi definida também a participação das comunidades indígenas para a criação de programas de etnodesenvolvimento e de segurança alimentar para que as aldeias possam desenvolver atividades que permitam garantir a sobrevivência e a boa alimentação de sues habitantes.

Um dos aspectos verificados pela Funai foi que as áreas onde os índios estão em situação de penúria são aquelas nas quais há litígio fundiário ou retomada de território. Essa áreas concentram-se principalmente no Mato Grosso do Sul, Bahia e demais estados do Nordeste.

Para consultar as populações indígenas sobre suas necessidades e estudar como inseri-las no Programa de Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar estão sendo realizadas oficinas de consulta em 16 locais de diferentes regiões do país. Durante quatro dias, 25 índios e 12 técnicos de instituições governamentais e não governamentais discutem propostas e perspectivas para as comunidades indígenas. Além disso, as lideranças e representantes indígenas, indicados em número proporcional ao de habitantes, respondem um questionário específico sobre a situação de sua aldeia. A primeira oficina foi realizada em Palmas e no período de 7 a 11 de abril haverá no sul Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Simone Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *