Festa do Pantanal vai enfocar temas sócio-ambientais

Estação Vida – A X Festa Internacional do Pantanal, evento importante do setor turístico nacional, promete novidades este ano. Além de mostrar o potencial turístico dos municípios de Mato Grosso, vai, a partir desta edição, também incorporar, a cada ano, um tema central. O de 2003 será a versão estadual do Programa Fome Zero. Isso porque, de acordo com o secretário de Desenvolvimento do Turismo do estado, Ricardo Henry, é importante sempre lembrar que o turismo, mais do que lazer e implemento da economia, deve sempre gerar emprego e renda para, consequentemente combater a fome no país. O turismo no Mato Grosso tem grande potencial não só na capital como também no interior e pode, com certeza, gerar renda nas pequenas comunidades, ressaltou. Outra novidade é que a entrada da abertura da festa será gratuita, assim como nos outros dias. Nos anos anteriores a abertura era restrita à autoridades e empresários.

Para prestigiar o programa estadual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá a Cuiabá no dia 6 e, juntamente com o governador, Blairo Maggi, lança oficialmente o programa e visita a X Festa Internacional do Pantanal. Outra novidade são as palestras direcionadas às empresas de turismo. A programação deste ano está bem variada. Inclui a participação de 22 secretários estaduais e mais 42 municípios mato-grossenses. Dia 5 de junho, às 14h, será realizada reunião do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo, onde também participa o presidente da Infraero, Carlos Wilson Campos. Às 17h30 será a vez do presidente da maior operadora de turismo do Brasil, a CVC Turismo, Guilherme Paulus, ministrar a palestra Transformando Potencial em Produtos Turísticos.

A abertura oficial da X Festa acontece às 19h com as presenças do governador Blairo Maggi, e do presidente da Embratur, Eduardo José Sanovicz. Na ocasião será entregue o troféu Pantanal 2003 para 14 agraciados. Às 20h começa a abertura das Feiras de Turismo, Gastronomia e Têxtil, Salão do Artesanato e de negócios do Turismo e início do III Festival de Manifestações Culturais de Mato Grosso. São esperadas cerca de 200 mil pessoas. No segundo dia as atividades começam cedo. Às 9h haverá a palestra A lei do menor aprendiz, com o palestrante Antonino Trevisan e às 11h a palestra Fome Zero, com palestra de Frei Beto. A programação segue com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o recebimento de doações. Às 16h serão abertas as Feiras e o Salão do Turismo para visitação pública e em seguida, às 20 h, show artístico e apresentação do Plano Estadual de Geração de Trabalho, Emprego e Renda.

Dia 7, das 9 às 10h acontece a palestra Rede de Cooperação em Arranjos Produtivos Locais no Turismo, com João Paulo Monteiro Ferreira. Das 10 às 12h a palestra será A importância da cadeia produtiva clusters e estratégias de marketing para o desenvolvimento do turismo, com José Amilton Sampaio. Das 14 às 18h será a vez da apresentação do Programa Nacional do Meio Ambiente II [PNMA] com participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Fundação Estadual do Meio Ambiente [Fema], Sedtur e Empaer. Ainda no mesmo dia, das 14 às 16h haverá reunião empresarial com o tema Parceria de qualificação profissional com a Setec. Participam empresários e a Setec. Às 16h as Feiras abrem para visitação pública e às 20h será lançado o projeto Fim de Semana em Cuiabá, com a participação do Sebrae e do Fórum da cadeia Produtiva do Turismo de Cuiabá.

No último dia [08] a abertura das Feiras e Salão de Turismo serão abertos ao público às 14h e acontece o encerramento do III Festival de Manifestações Culturais e às 20h o lançamento do I Festival do Rasqueado [Festra].

Adriana Gomes
jornalista
[0xx65]9981-8273
[0xx65]3025-7084

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *