Lideranças indígenas acampadas na Esplanada voltam para suas terras

Agência Brasil – ABr – Lideranças indígenas que estavam acampadas em frente ao Ministério da Justiça desde quinta-feira estão voltando para suas terras, após receberem uma boa notícia. A Fundação Nacional do Índio liberou R$ 1 milhão para pagar indenizações a 78 famílias que vivem nas terras kaingang do Toldo Ximbang II, da Região Chapecó, a oeste de Santa Catarina.

O presidente da Funai, Eduardo Almeida, disse que este é o último passo para regularizar a demarcação das terras. O presidente da Funai anunciou ainda que reivindica recursos do Programa Fome Zero para as comunidades indígenas. “As áreas do sul do país são prioridade’, revelou.

Os kaingang ainda esperam resultados de outras reivindicações. Eles querem a demarcação de terras localizadas nos municípios de Abelardo Luz (SC) e Palmas (PR). Em igual situação estão os índios da comunidade Xokleng, de Santa Catarina, e Guarani Mbyá, do Rio Grande do Sul. São quatro processos que deverão ser analisados pelo Ministério da Justiça em um prazo que varia de 30 a 120 dias.

Em ofício encaminhado ao chefe de gabinete do ministro da Justiça, Sérgio Sérvulo, as lideranças comunicaram que não aceitam os prazos propostos. “Todos os processos em questão foram enviados pela Funai ao Ministério da Justiça há mais de 30 dias”, afirmam. Os indígenas reclamam que têm processos tramitando nos órgãos governamentais desde maio de 2000. Os índios querem as resoluções até o dia 31 de julho. Eles disseram ainda que os conflitos se agravam a cada dia. “São conflitos com posseiros, madeireiros e fazendeiros, provocados pela fome, falta de espaços para as comunidades plantar, e construir nossas casas”.

Outras lideranças ficaram em Brasília aguardando uma solução.

Luciana Vasconcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *