Política indigenista

Funai – A Fundação Nacional do Índio (Funai) realizará, no período de 22 a 24 de julho (terça a quinta-feira), às 09h, na Escola de Administração Fazendária (Esaf) o seminário “Por uma nova política Indigenista”. O seminário é a preparação para a 1ªConferência Nacional de Política Indigenista, uma das diretrizes da proposta do atual governo para com as comunidades indígenas, a ser realizada no próximo semestre. Na abertura do evento, o presidente da Funai, Eduardo Aguiar de Almeida falará sobre o tema “A Funai e o compromisso com a mudança”.

Durante três dias, lideranças indígenas, representantes dos órgãos governamentais e não governamentais, além de técnicos indigenistas da Funai, que atuam nas aldeias, discutirão sobre políticas públicas adequadas e uma nova conduta do governo federal com relação às questões indígenas. As diferenças entre as situações vividas pelas 215 etnias que sobreviveram à colonização e a participação dos povos indígenas na sociedade brasileira, bem como as políticas públicas para a sustentabilidade dos índios são desafios do atual governo, que estarão em debate na Esaf e, posteriormente, na 1ªConferência Nacional de Política Indigenista.

A coordenadora de Projetos Especiais da Funai (Cgep), Cristina Ribeiro, explicou que, inicialmente, o seminário vai reunir lideranças e representantes do Instituto Sócio-ambiental (ISA), do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), forças com experiências e atuação nas aldeias, para debater sobre a questão indígena. Em seguida, órgãos governamentais com programas sociais (ministérios da Educação e do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Funasa) vão mostrar como estão as relações com as comunidades indígenas. Finalmente, grupos de trabalho vão preparar a proposta para o conteúdo da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista.

Entre as lideranças indígenas que estarão em Brasília, destacam-se Raoni (Kaiapó), Davi Yanomami, Jaci José de Souza (Macuxi), presidente do Conselho Indígena de Roraima (Cir), Jecinaldo Barbosa Cabral, presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Antonio Gomes da Articulação dos Povos Indígenas de Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo(Apoinme), Genilson Kezomae Paresi (Associação Halitinã), entre outros.

Programação

Dia 22/07/03 – terça-feira
09h00: Abertura
11h00: Conferência “A Funai e o compromisso com a mudança”
14h: “A Diversidade de Experiências da Política Indigenista Brasileira”

Dia 23/07/03 – quarta-feira
08h30: “A questão Indígena no contexto social: relação e desafios
14h00: Preparação da Conferência Nacional de política Indigenista

Dia 24/07/03 – quinta-feira
08h30: Abertura
09h00: Preparação da Conferência Nacional de Política Indigenista
16h00: Plenária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *