Quarup homenageia Orlando Villas Bôas

Rota Brasil Oeste – Será realizado na aldeia Yawalapiti, Alto Xingu, nos próximos dias 19 e 20 de julho, o Quarup que homenageará o sertanista Orlando Villas Bôas, falecido em 12 de dezembro de 2002. A cerimônia é uma homenagem prestada pelos índios do Alto Xingu a índios respeitados que morrem.

Na cerimônia, os mortos são representados por toras de madeira, chamadas quarup, fincadas no centro da aldeia. Durante a madrugada, índios cantam em uma espécie de choro enquanto agitam um chocalho, o maracá. O ritual marca a passagem dos espíritos para um lugar confortável ao nascer do dia, quando o fogo é apagado.

O Quarup de Orlando Villas Bôas terá importância especial pela data e por seu papel para as comunidades indígenas brasileiras. O dia 15 de julho marca os 60 anos da saída de Expedição Roncador-Xingu, iniciada em 1943 com o objetivo de colonizar o Brasil Central. O principal legado da epopéia foi a criação, em 1961, do Parque Indígena do Xingu, que abriga hoje mais de uma dezena de etnias. São esperados mais de mil índios e convidados para a cerimônia.

Saiba mais
Orlando Villas Bôas
Xingu 40 anos
Marcha para o Oeste – História e Atualidade

Fábio Pili
com informações da Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *