Encontro irá debater Ensino Médio Indígena

MEC – O evento reunirá durante três dias, em Brasília, lideranças, organizações e professores indígenas de todo o país, além de secretarias e conselhos estaduais de Educação, órgãos governamentais, como o Ministério Público, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Conselho Nacional de Educação (CNE), além de organizações não-governamentais.

O objetivo do encontro é dar início a uma ampla discussão para a formulação de política para o ensino médio, dirigida aos povos indígenas, que respeite as conquistas da educação escolar indígena identificadas pelos grupos que atuam com a questão em todo o território nacional.

Existe uma significativa demanda indígena pelo ensino médio, principalmente no Sul do Brasil, no Nordeste, no Mato Grosso do Sul e na Amazônia, afirma a professora Marise Nogueira Ramos, diretora de Ensino Médio da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico (Semtec), do MEC.

Além de suas necessidades, queremos ouvir o que eles têm a dizer sobre sua experiência educacional.

Ao final do seminário, será elaborado um documento, contendo sugestões sobre a concepção, o formato e as estratégias para um ensino médio indígena, e feita uma análise da relação entre ensino médio e ensino superior para os povos indígenas.

O documento vai subsidiar a proposta de programas do MEC, como o Programa Diversidade na Universidade, e a política do Ministério da Educação, que visa à diversidade étnica em todos os níveis de ensino no Brasil.

Programação:

1º dia (20/10)

Abertura com o ministro Cristovam Buarque
Tema do dia: A formulação e a implementação de políticas de ensino médio para os povos indígenas no contexto da coordenação da educação escolar indígena pelo MEC (posição e propósito da Semtec).

Palestrantes:
Secretário de Educação Média e Tecnológica – Antonio Ibañez Ruiz
Diretora de Ensino Médio – Marise Nogueira Ramos
Diretor de Educação Profissional – Ivone Maria Elias Moreyra Seif/CGEAI

Trabalho em grupo: Conquistas da educação escolar indígena identificadas pelo grupo; como um ensino médio para os povos indígenas se encaixaria no quadro das conquistas da educação escolar indígena identificadas; levantamento das experiências de ensino médio vividas pelos diversos povos indígenas.

2º dia (21/10)

Trabalho em grupo: ensino médio, identidade e sustentabilidade indígena; ensino médio e magistério indígena; relação entre ensino médio e ensino superior para os povos indígenas.

3º dia (22/10)

Trabalho em grupo: concepções, formato e estratégias para um ensino médio indígena.
Redação do documento final.

Local: Instituto Israel Pinheiro, Brasília

Rosa Pecorelli

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