Evento em São Paulo exibe produtos para casas ecológicas

Estação Vida – Pela primeira vez no Brasil, produtos ecológicos e tecnologias sustentáveis para construção de casas ecológicas podem ser vistos em conjunto, com explicações gerais sobre sua produção e uso. Começou dia 17, com entrada franca, a 1a Mostra de Materiais Ecológicos e Tecnologias Sustentáveis para Arquitetura e Construção Civil, na Faculdade Cantareira, em São Paulo, capital.

Promovida pelo IDHEA – Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica e Faculdade Cantareira, a mostra ficará exposta até 15 de novembro para que pessoas de outras cidades e Estados possam ter contato com ecomateriais industrializados. A proposta do evento é apresentar produtos ecológicos fabricados comercialmente, prontos para uso em obras de engenharia, arquitetura, decoração e design, explica o coordenador geral da mostra, Márcio Augusto Araújo, do IDHEA. Ele acrescenta: Esta é a primeira oportunidade para se conhecer materiais fabricados em escala e que não são experimentais, todos de acordo com normas e legislação vigente. Quem vier à mostra terá uma grata surpresa, porque perceberá que a diversidade de materiais é tão grande, que é possível ter não apenas um, mas vários modelos de casas ecológicas, para muitas situações e gostos.

Com projeto da arquiteta Lilian Avivia Lubochinski, a 1a Mostra de Materiais Ecológicos e Tecnologias Sustentáveis para Arquitetura e Construção Civil ficará abrigada no hall da Faculdade Cantareira, onde, num percurso batizado como Espaço Casa Ecológica, o visitante conhecerá materiais e tecnologias verdes, acompanhados por displays também produzidos com materiais reciclados, com informações sobre geração, usos e aplicações dos produtos.

Os visitantes têm a oportunidade de ver: argamassas ecológicas, blocos cerâmicos e blocos de concreto reciclados, cal obtida sem emissão de gás carbônico, cimentos fabricados com resíduos industriais, colas de base dágua, base vegetal e sem odor, energia solar e eólica, mini-estações de tratamento e reuso de água e esgoto, painéis divisórios reciclados e de resíduos vegetais, paisagismo sustentável, pisos ecológicos, resinas ecológicas e à base de água, sistemas de captação e aproveitamento de água de chuva, sistemas para controle e gestão dos resíduos domésticos, telhas e cumeeiras recicladas, tijolos sustentáveis, tintas atóxicas, tubos e conexões de plástico atóxico [sem PVC] e de plástico reciclado, vernizes ecológicos.

Os ecoprodutos e tecnologias contam com painéis didáticos feitos de material reciclado, com textos sobre impacto ambiental e benefícios gerais, matérias-primas, processo produtivo e avaliação de desempenho sustentável, com o objetivo de informar, educar e estimular este novo mercado, que é simplesmente fantástico, diz Márcio.

Desafios

O evento traz também o primeiro painel interativo sobre Construção Sustentável no país, Desafios da Construção Sustentável, que segue o mesmo espírito da mostra: os debatedores serão fabricantes e/ou profissionais com realizações práticas na área da Construção Sustentável. Consideramos que, hoje, o desafio não é escrever, falar ou fazer experimentos com materiais e tecnologias sustentáveis, mas sim fabricá-los e usá-los na prática, nas obras, diz o coordenador geral da exposição, Márcio Araújo. Esta é a motivação deste trabalho.

Desafios da Construção Sustentável discute os temas: Reuso de Água no Ambiente Construído [Mini-estações de tratamento e Sistemas de Captação de Água de Chuva]; Produtos Reciclados e Produtos Sustentáveis [Blocos de concreto reciclados e Tubos de plástico atóxico]; Agenda da Construção Sustentável, Selo Verde e Poluentes do Ambiente Construído [Norma e legislação verde, Diretrizes para a Construção Sustentável e Métodos de Controle de Poluentes na habitação]; e Permacultura e Ecovilas [Integração da Construção ao Meio Ambiente e O Desafio de Ser Humano].
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *