Gelo a partir do sol

Jornal da Ciência – Pesquisadores da UFPB e da UFCG desenvolveram um fabricador de gelo que funciona usando exclusivamente a energia solar. Trata-se de um equipamento que armazena a energia proveniente da luz solar em um carvão especial e transforma essa energia em frio durante a noite, período em que o gelo é fabricado

Não utiliza motor nem compressor, nem qualquer forma de energia elétrica para funcionar. O sistema foi projetado para fabricar até 10 kg de gelo por dia, usando uma placa de 1 m2 de coletor solar, em climas típicos do litoral do Nordeste, podendo ter uma produção ainda maior na região do semi-árido.

Quanto maior a diferença de temperatura entre o dia e a noite, maior será a produção de gelo do refrigerador. Seu funcionamento é simples e pode ser operado por qualquer pessoa.

O fabricador de gelo solar poderá ser usado em cooperativas agrícolas e colônias de pescadores, produzindo a conservação dos produtos com custo operacional zero – sem o insumo eletricidade – agregando valor na sua comercialização.

Poderá também ser usado para a conservação de alimentos e vacinas em comunidades não servidas pela rede elétrica.

Além de não consumir energia elétrica, o fabricador de gelo solar utiliza um fluido – o metanol – não agressivo ao meio ambiente, ou seja, não ataca a camada de ozônio, nem contribui para o efeito estufa (aquecimento global do planeta).

Este tipo de refrigerador solar vem sendo estudado desde 1999 no Laboratório de Energia Solar – LES da UFPB, em João Pessoa, por uma equipe de pesquisadores coordenada por Antonio Pralon Ferreira Leite, do Depto. de Engenharia Mecânica da UFCG.

Participam da equipe os professores e pesquisadores do LES Francisco Antonio Belo e José Maurício Gurgel, os técnicos do LES João de Deus Nunes e Luiz Francisco da Cruz, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFPB Marcelo Bezerra Grilo e Rodrigo Ronelli Duarte de Andrade e o Bolsista de Iniciação Científica do Curso de Engenharia Mecânica da UFCG Jorge Luis Formiga Peixoto de Moura.

A pesquisa tem recebido apoio financeiro do CNPq e do Banco do Nordeste, que viabilizaram o projeto e a construção de uma unidade piloto que se encontra em fase de testes no LES.

Os primeiros resultados são animadores; nos testes realizados no último mês de setembro o refrigerador solar produziu 6 kg de gelo/dia a uma temperatura de – 3 oC.

Esses resultados e o funcionamento do refrigerador solar serão apresentados em dois congressos internacionais este ano, em Portugal e na China.

A próxima etapa da pesquisa será a realização de testes de campo em dias representativos de todos os meses do ano, para avaliar o comportamento do equipamento conforme as variações climáticas.

Uma outra fonte de energia que poderá ser usada no equipamento, em dias de muita nebulosidade ou chuva, é o gás natural, que é um combustível abundante no Nordeste, barato e pouco agressivo ao meio ambiente.

Este é o tema do próximo projeto de pesquisa da equipe do LES, que está sendo encaminhado ao CNPq e à Petrobras.

Mais informações pelo e-mail: margrilo@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *