Governo se mobiliza sobre Marãiwatsede

Rota Brasil Oeste – O presidente em exercício, José Alencar, irá intermediar as negociações com os índios xavantes para evitar o agravamento da crise na disputa sobre a terra indígena Marãiwatsede – localizada na antiga fazenda Suiá-Missú, próxima ao município Alto Boa Vista, Mato Grosso. Um grupo de cerca de 600 índios exige a liberação das terras homologadas em favor da tribo em 1998 e que até hoje estão ocupadas por posseiros. Os xavantes ameaçam partir para o confronto se a situação não for resolvida.

Em uma reunião com os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o presidente em exercício decidiu participar pessoalmente das negociações. José Alencar, articulou um encontro que será realziado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, na próxima terça-feira, dia 09. A reunião terá a participação do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; da Reforma Agrária, Miguel Rosseto; o presidente da Funai, Mércio Gomes; o presidente do Incra, Rolf Hack; além de representantes dos índios e posseiros.

Cerca de mil famílias ocupam as terras demarcadas pela Fundação Nacional do Índio e com posse registrada em favor dos xavantes. Uma liminar do desembargador Fagundes de Deus, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, impede o acesso dos indígenas à área e garante o direito dos posseiros. Fagundes é acusado de favorecer os fazendeiros em outras decisões. Os xavantes querem a derrubada da liminar e sugerem que outra área seja destinada pelo Incra aos posseiros.

A reserva indígena tem 168 mil hectares e fica a cerca de mil quilômetros ao sul de Cuiabá. O processo de demarcação vem desde 1995 e em 2000 os posseiros tomaram conta da área.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

“Nós não temos medo de morrer” (02/12/2003)

Solução pacífica e justa ainda não foi encontrada (03/12/2003)

A História Segundo Os índios (29/05/2001)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *