Jogando como os índios do Xingu

Rota Brasil Oeste – O projeto “Jogos Indígenas do Brasil”, que pretende investigar e documentar o universo lúdico dos índios começou sua incursão pelo universo destes povos pelo Parque Nacional do Xingu, Mato Grosso. O projeto envolve uma equipe de mais de dez profissionais, incluindo pesquisadores estrangeiros. O psicólogo e especialista em jogos de tabuleiro Alex de Voogt, professor da Universidade de Leinden, Holanda, participou da primeira excursão feita para uma aldeia Kamaiurá (MT), no mês passado. Acostumado a pesquisar jogos pelo mundo afora, ele foi chamado para mostrar os métodos mais adequados de aproximação com os índios.

A expedição deve passar ainda por mais cinco aldeias indígenas até janeiro, todas na região do Parque do Xingu. Os dados obtidos serão analisados pela equipe, com o apoio do especialista em jogos Irving Finkel, do Museu Britânico. Na tribo dos kamaiurás, foram registrados seis brinquedos, seis jogos e quatro brincadeiras, afirma Maurício de Araújo Lima, coordenador do projeto e sócio da Origem, loja especializada em resgatar e reproduzir jogos da antiguidade.

A idéia do projeto surgiu no encontro anual da Sociedade Internacional para Estudo de Jogos de Tabuleiro, do qual participaram os pesquisadores da empresa. Com os dados eles vão produzir um documentário, réplicas dos jogos que serão doadas para museus do Brasil e do mundo e apresentadas no 6º Colóquio Internacional de Jogos de Tabuleiro, que será realizado no ano que vem, na Filadélfia, EUA. Escolas públicas também receberão kits com jogos e cartilhas explicativas.

Com informações de Estação Vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *