ndios bloqueiam estrada em Mato Grosso do Sul

Campo Grande News Cerca de 600 índios guarani de várias aldeias mantém bloqueada a estrada vicinal que liga a cidade de Iguatemi a Jacareí e Japorã, em Mato Grosso do Sul, há mais de 24 horas. Eles deverão ser ouvidos nesta manhã pelo delegado da Fundação Nacional do Índio (Funai) na região e prometem liberar o tráfego.

O protesto começou ontem de madrugada. Nenhum veículo pode passar pela estrada, que é de chão. Há outro acesso, mais distante, por asfalto.

Segundo o sargento da PM em Iguatemi, Cláudio Antunes, as polícias Federal e a Militar estão no local. Não foi registrado nenhum incidente. Ele não soube informar quais são as reivindicações dos índios.

Na região, há três aldeias. Japorã tem uma população indígena elevada, com alto índice de suicídios. É a cidade com o menor Índice de Desenvolvimento Humano no Estado, conforme estudo divulgado em outubro.

Foi o segundo levantamento no ano que apontou as condições precárias no município. O Atlas da Exclusão Social no Brasil, divulgado no primeiro semestre, colocou a cidade como um dos cinco municípios em piores condições na região Centro-Oeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *