Lula anuncia medidas que favorecem comunidade Kalunga

Agência Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje a maior comunidade quilombola do país para anunciar ações que fazem parte de uma nova política nacional. Em Kalunga, situada no interior de Goiás, próxima ao município de Cavalcante, Lula lançará o Ação Kalunga, uma série de medidas que serão implementadas na região.

A principal delas é o “Luz para Todos”. O presidente vai inaugurar o primeiro ponto de luz elétrica. Lula também anunciará um acordo de cooperação técnica para promover a regularização fundiária da região, além de medidas para serem implementadas no futuro: saneamento básico, estradas e escolas. O governo de Goiás vai instalar um balcão para que os kalungas possam emitir documentos como identidade, carteira de trabalho e CPF.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, afirma que está trabalhando junto à Fundação Roberto Marinho para a execução do projeto Telecurso 2000, considerando o curso fundamental. A Fundação Cultural Palmares estará encaminhando ações na área cultural, como capoeira e restauração da estrutura física de cemitérios como patrimônio cultural.

Ainda de acordo com Matilde Ribeiro, esta é parte de uma ação de governo que visa o atendimento às 743 comunidades de quilombos mapeadas no Brasil. “Sabemos que talvez o número seja bem maior que isso e até pretendemos realizar um censo, mas esta é uma ação continuada do governo e com certeza faz parte da agenda nacional e internacional de promoção da igualdade racial”, reforça.

Helen Bernardes e Gabriela Guerreiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *