Garimpeiros e Cinta-larga se enfrentam

Agência Brasil – O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, disse hoje que tem informações sobre a existência de mais mortes de garimpeiros na reserva indígena Roosevelt, em Rondônia. Gomes foi informado de cerca de 20 mortes por 15 técnicos da Funai que estiveram na tribo nesta semana.

Segundo os técnicos, ocorreram dois confrontos entre garimpeiros e índios. Em um deles, morreram três garimpeiros, cujos corpos foram encontrados domingo passado pela Polícia Federal. O outro confronto teria resultado cerca de 20 mortos, cujos corpos ainda não foram resgatados. A Polícia Federal está no local, neste momento, com 50 agentes e cinco helicópteros em busca dos corpos.

Ameaçados por garimpeiros, índios fogem de Espigão D’Oeste (RO)

Cerca de 50 índios da etnia Cinta-Larga fugiram, neste sábado, da cidade de Espigão D´Oeste, em Rondônia. De acordo com o comandante da Polícia Militar, na região, Firmino Aparecido, homens, mulheres e crianças deixaram as próprias casas porque foram ameaçados de morte por garimpeiros. “Eles disseram que vão buscar ajuda na sede da Funai em Cacoal, cidade que fica perto daqui”, revelou à Agência Brasil o comandante da PM.

A tribo Cinta-Larga é acusada de promover, há dez dias, uma chacina contra garimpeiros que invadiram a reserva indígena Roosevelt. No último domingo, três corpos foram encontrados na área pela Polícia Federal. Revoltados, no mesmo dia, 20 garimpeiros entraram na reserva, onde teriam encontrado outros 26 corpos. Neste momento, 50 agentes e cinco helicópteros da PF trabalham nas buscas às possíveis novas vítimas.

“Os garimpeiros estão impacientes. Eles não acreditam mais na Polícia Federal. Disseram que se os agentes não retirarem os corpos hoje, outros homens vão entrar lá, com a imprensa, para filmar os mortos”, conta o comandante da PM em Espigão D´Oeste, cidade a 100 quilômetros da reserva dos Cinta–Larga.

Firmino Aparecido não confirma a informação de que policias do Batalhão Ambiental teriam encontrado os 26 novos corpos. Segundo ele, o Batalhão tem uma barreira a 11 km da reserva e não tem autorização para entrar na área.

Polícia Federal não confirma morte de 26 garimpeiros em Rondônia

Até o momento a Polícia Federal de Rondônia não confirmou a morte de 26 garimpeiros na Reserva indígena Roosevelt, nem Rondônia. A informação foi dada agora há pouco pelo Superintendente da Polícia Federal de Rondônia, Marcos Aurélio Pereira de Moura, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional de Brasília.

Ele afirmou ainda que 50 homens da Polícia Federal e da Funai estão atuando na região para investigar essa informação da morte dos garimpeiros, que teriam sido atacados pelos índios cinta-larga. Marcos Aurélio Pereira de Moura disse também que mais dois helicópteros estarão sobrevoando a área da reserva indígena hoje à tarde para fazer uma varredura completa com o objetivo de comprovar a existência ou não desses corpos.

“Nós estamos no local para verificar se ocorreram essas mortes. Nós não desprezamos esta informação de que 26 garimpeiros que trabalhavam ilegalmente na reserva morreram”, lembrou o superintendente da Polícia Federal.

Marcos Aurélio Moura finalizou dizendo que logo que a Polícia Federal e a Funai concluam a investigação, a informação será divulgada.

Juliana Cézar Nunes, Rosamélia de Abreu

Leia mais sobre o conflito:

– Funai desmente ameaça de invasão de terra dos Cinta Larga

– Funai atua em área dos Cinta Larga

– Cinta Larga em pé de guerra

– Recrudesce o conflito entre Cinta-Larga e garimpeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *