Açaí no consultório dos dentistas

Embrapa – Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal do Pará acabam de patentear uma novidade que promete mexer com o mercado de produtos odontológicos no mundo: um composto evidenciador de placa bacteriana que tem como base o corante natural do açaí, fruta tipicamente brasileira. Trata-se de uma solução odoontológica que serve para revelar a existência de placas bacterianas que se formam nos dentes e são as responsáveis pelo aparecimento das cáries.

O novo composto é natural, de fácil remoção, sem gosto e o mais importante: não causa danos à saúde humana, ao contrário dos produtos utilizados hoje nos consultórios dentários, que são sintéticos e podem causar alergias e outras doenças. Além disso, a utilização do produto, que é obtido a partir de uma matéria-prima nativa da Amazônia, contribui para a agregação de valor à cadeia produtiva do açaí, promovendo a diversificação do uso da biodiversidade da Amazônia.

As formulações para composição do evidenciador de placa odontológica foram desenvolvidas no Laboratório de Corantes da Embrapa Amazônia Oriental (Belém – PA) e os testes de utilização para validação do produto foram realizados no consultório de atendimento comunitário da Universidade do Pará. As duas instituições já entraram com pedido de patente do produto.

Segundo os pesquisadores da Embrapa, a pesquisa agora avançará para o desenvolvimento de uma unidade processadora do açaí como fonte para elaboração do extrato colorido (utilizado na formulação básica do composto evidenciador), o que contribuirá para o surgimento de novas frentes de trabalho, seja na colheita de material nativo ou cultivado, seja na unidade fabril. Outra linha de pesquisa será na seleção e produção de matrizes de açaí com elevada produtividade, contendo melhor qualidade e maior quantidade de corantes da categoria de antocianinas.

Ruth Rendeiro

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social da Embrapa – (61) 448-4113 / 448-4012 / 340-7015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *