Mércio ouve reivindicações de caciques Xavante

Funai – O presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes, ao se reunir, nesta segunda-feira (17), com lideranças Xavante do posto indígena Namunkurá, reserva indígena de São Marcos (MT), ressaltou a importância desse povo. “Para mim, é uma honra estar aqui. Essa é a primeira vez que visito uma terra Xavante, etnia que glorifica o Brasil”, disse.

Mércio Gomes ouviu as lideranças e suas reivindicações, como a recuperação de veículos danificados, incremento às roças, com incentivo a projetos de agricultura mecanizada e maior atenção à saúde e educação. O antropólogo também percorreu as roças, onde os Xavante plantam arroz, mandioca e banana.

Com relação a projetos, o presidente da Funai mencionou uma parceria da Fundação com o BNDES que visa destinar recursos a iniciativas voltadas aos Xavante – por meio da agricultura, do escoamento dos produtos e da auto-sustentabilidade -, além dos Guarany, Macuxi, Ticuna e das populações do Alto Rio Negro.

Mércio Gomes destacou sua preocupação com o futuro das crianças indígenas e a necessidade de se preservar os costumes. “A alegria de ser um povo indígena sempre deve ter continuidade. Além das terras, é preciso continuar preservando tradições como a furação de orelha e os costumes típicos de cada etnia”, observou.

O antropólogo enfatizou ainda a importância da formação escolar dos jovens Xavante e as novas oportunidades que o Governo vem disponibilizando para os indígenas no ensino superior, com a destinação de cotas nas universidades públicas. “Após a conclusão do curso, os jovens podem voltar às aldeias, transmitir conhecimentos e, com isso, também ajudar a manter as tradições de seu povo”, concluiu.

Nesta terça-feira (18), o presidente da Funai se encontra com lideranças Xavante dos postos indígenas Campinas, Kuluene, Ita, Estrela e Abadzawane, em Campinápolis (MT). Estão previstas, entre outras atividades, o ritual da Furação de Orelha e apresentações de danças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *