Missão e histórico

O Rota Brasil Oeste é um projeto de jornalismo sem fins lucrativos que tem como missão divulgar e valorizar o interior do Brasil num resgate de aspectos históricos, sociais, culturais e de meio ambiente, destacando as regiões visitadas tanto em suas belezas, como em seus conflitos, sempre de forma independente e responsável.

Histórico

A iniciativa começou ainda no ano de 2000 como projeto de conclusão do curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília. Esta primeira fase culminou com o lançamento oficial da página na Internet, em 30 de outubro do mesmo ano e com a realização em abril de 2001 da Expedição Rota Brasil Oeste, que refez parte do trajeto original da Expedição Roncador-Xingu, comandada pelos irmãos Villas Bôas na década de 40. Utilizando um recém inaugurado sistema de telefonia via satélite, a viagem percorreu cidades e aldeias indígenas. Numa iniciativa pioneira, a equipe transmitiu, pela primeira vez, dados e informações em tempo real de dentro das aldeias do Parque Indígena do Xingu para uma página na Internet.

Ainda em 2001, o trabalho do grupo foi diversificado com o relançamento da página trazendo novas imagens e uma central de clipping que reúne as principais notícias de divulgação livre sobre assuntos relacionados.

Em novembro do mesmo ano, a equipe do Rota Brasil Oeste foi convidada a participar da Expedição Américo Vespúcio. Organizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e Paraníba (Codevasf) e realizada pela DOMO Arquitetura e Promoções de Eventos, a viagem percorreu o Rio São Francisco da nascente à foz no ano de seu descobrimento pelos portugueses. Seguindo o mesmo modelo de trabalho, uma conexão via satélite abordo do barco permitiu a publicação de textos e fotos ao longo de todo o trajeto.

No ano de 2003, a equipe do projeto visitou a região do Jalapão  numa expedição curta com duração de cinco dias. No período, foram visitados não apenas os principais pontos turísticos locais, mas também povoados que trabalham na confecção do artesanato com capim dourado e famílias que sobrevivem da agricultura de subsistência, uma realidade quase nunca vista pelos turistas. Acompanhamos ainda parte do trabalho de demarcação da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins. Futura reserva ecológica que visa preservar a região.

Como comeoração de quatro anos do projeto, em 30 de outubro de 2004, foi relançada a página www.brasiloeste.com.br com novo visual, conteúdo e funcionalidades. Com a renovação, a equipe consolida e diversifica sua autação abrindo mais espaço para colaborações, entrevistas, fotos e clipping de notícias.

Atualmente, o projeto mantém-se graças ao trabalho voluntário da equipe, colaboradores e leitores. Agradecemos a participação de todos.

Financiamento e manutenção do projeto

O Rota Brasil Oeste conta, hoje, com duas fontes de renda para a manutenção do projeto, custeio do site e composição de um fundo para a realização de novas expedições. São:

Licenciamento de imagens: Licenciamos o direito de uso das imagens de nosso acervo fotográfico, apenas para uso editorial e desde que sua utilização editorial tenha sido autorizada pelas comunidades que visitamos.

Lnks patrocinados: Exibimos, por meio do programa Google Adsense, links patrocinados em nossas páginas. Não temos controle sobre o conteúdo destes anúncios e sua exibição no site não significa nosso endosso sobre os produtos ou serviços oferecidos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *