Famílias que vivem em Floresta de Maués, no Amazonas, recebem direito real de uso da terra

Até a próxima quinta-feira (12), 155 famílias que moram na Floresta Estadual de Maués, no Amazonas, e 77 famílias que vivem em cinco comunidades do entorno receberão a concessão do direito real de uso da terra. O documento de regularização fundiária do Instituto de Terras do Amazonas (Iteam) garante a permanência das famílias na área de proteção ambiental e facilita a implantação da unidade familiar produtiva. "A concessão possibilita que essas pessoas tenham acesso a políticas públicas de incentivo à produção, como o crédito, por exemplo", explica o presidente do Iteam Aniceto Barroso.

A concessão é válida por trinta anos e pode ser prorrogada inúmeras vezes. "Existem concessões coletivas e individuais. No caso da Floresta Estadual de Maués, estamos distribuindo as concessões individuais para atender a uma demanda das próprias comunidades. Mas, em um segundo momento, emitiremos a concessão de direito real de uso na modalidade coletiva para toda a área", diz Aniceto.

Ele afirma que somente com a concessão coletiva é possível aprovar planos comunitários de manejo ou outras formas coletivas de uso dos recursos naturais da unidade de conservação. "Isso é fundamental porque os habitantes de lá já têm práticas coletivas, como a plantação de guaraná em áreas comuns e o beneficiamento conjunto da cana. Por outro lado, para eles a concessão individual também é importante porque o produtor pode conseguir um crédito familiar sem ter que para isso contar com a aprovação de toda a comunidade".

A Floresta Estadual de Maués é uma unidade de conservação de uso sustentável, ou seja, que permite a existência de populações tradicionais em seu interior e o uso econômico regulado dos seus recursos naturais. Ela foi criada pelo governo do Amazonas em 2003. Aproximadamente 420 famílias vivem nos 438.440 hectares localizados no município de Maués.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *