Laptops estão contaminados com perigosas substâncias tóxicas

Laptops de várias marcas estão contaminados com as mais perigosas substâncias químicas tóxicas. Esta foi a constatação de um laboratório independente dinamarquês que testou a presença de retardantes de chamas com bromo, PVC e chumbo nos modelos mais modernos de laptops, fabricados pelas cinco maiores empresas do mercado (Acer, Apple, Dell, HP e Sony). Os resultados mostraram que os produtos da HP e da Apple apresentam os piores níveis de contaminação.

Altos índices de PBDEs (um tipo de retardante de chamas), incluindo os DecaBDE e chumbo, foram encontrados em componentes dos computadores e na solda dos equipamentos produzidos pela HP. Ao contrário do verificado pelo teste, a empresa afirma que o DecaBDE foi eliminado de seus produtos há anos. Com estes dados, o Greenpeace rebaixou a HP da terceira para a sexta posição no Guia Verde de Equipamentos Eletrônicos. O guia classificou fabricantes de PC e celulares de acordo com a quantidade de substâncias tóxicas presentes em seus produtos, sua política de descarte e sua ação para eliminar estes compostos.

O teste também constatou que a nova linha de laptops produzidos pela Apple, os Macbooks, contém altos índices de um retardante de chamas conhecido como tetrabromobisfenol. A empresa informa no seu site que está procurando alternativas, mas de acordo com os testes, a Apple usa mais substâncias tóxicas do que seus concorrentes.

Kevin Brigden, da Unidade de Ciência do Greenpeace, ficou chocado com os resultados. "O teste mostra claramente que quando olhamos para dentro dos sistemas, tanto a plataforma Mac quanto a PC utilizam substâncias perigosas em seus componentes”, afirmou

Em pesquisas anteriores, o Greenpeace revelou que estas mesmas substâncias tóxicas encontradas nos equipamentos estão poluindo os lixões da China e Índia. Estes lixões são o destino de computadores descartados pelo mundo todo. Brigden visitou estes locais para colher amostras em 2005 e constatou que os retardantes de chamas estão espalhados por todos os lixões eletrônicos na China e Índia. O chumbo também foi encontrado em diversos locais, geralmente em grandes quantidades. De acordo com o Greenpeace, isso acontece porque nenhuma empresa que produz eletroeletrônicos tem uma política clara e eficiente sobre descarte de produtos antigos.

O Greenpeace continua pressionando os fabricantes de equipamentos eletrônicos para eliminar substâncias tóxicas, substituindo-os por materiais alternativos mais seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *