Prazo para inscrições no Projeto Rondon vai até 30 de outubro

Brasília – Instituições de ensino superior podem se inscrever até o dia 30 de outubro nas operações Grão-Pará e Verão 2008 do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Os estudantes vão participar de ações de cidadania, desenvolvimento sustentável, bem-estar e gestão pública em nove estados: Acre, Amapá, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Sergipe, Mato Grosso e Minas Gerais.

A Operação Grão-Pará será realizada entre os dias 11 e 28 de janeiro do ano que vem. Cerca de 720 jovens universitários participarão de atividades com os moradores do Pará e do Piauí.

Nesses estados, eles vão capacitar organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania; agentes de saúde em saúde da família, saúde ambiental, doenças endêmicas locais, acolhimento e humanização do atendimento em saúde; produtores locais; servidores municipais em gestão pública e de projetos; servidores municipais em assuntos de informática e servidores municipais na elaboração e gestão do Plano Diretor local.

Além disso, vão realizar ações de incentivo ao cooperativismo e ao associativismo para a geração de renda e de disseminação de soluções auto-sustentáveis que melhorem a qualidade de vida nas comunidades.

Já a Operação Verão 2008 ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro e retomará as operações realizadas este ano pelo Projeto Rondon nos estados do Acre, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Sergipe e Tocantins.

As inscrições estão abertas para instituições de todo o país que não estejam sob falência, concurso de credores, dissolução ou liquidação. As informações sobre o procedimento de inscrição estão disponíveis na página eletrônica do Projeto Rondon na internet.

O projeto é desenvolvido desde 1967 com o objetivo de integrar a juventude universitária à realidade do Brasil e proporcionar aos estudantes a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.

A iniciativa tem o apoio dos Ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Saúde, Meio Ambiente, Integração Nacional, Esporte e Desenvolvimento Agrário.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *