Pages Navigation Menu
Porque você está vendo estes anúncios? Saiba mais



Rio São Francisco – Meio Ambiente

A exploração dos recursos hídricos, minerais, vegetais e humanos de toda a bacia do Rio São Francisco durante 500 anos trouxeram danos, alguns irreparáveis, a toda a região. Assoreamento, desmatamento, erosão e poluição são problemas enfrentados pela população do vale há anos, e o tipo de impacto ambiental está diretamente ligado à atividade econômica desenvolvida em cada região.

O uso indiscriminado dos recursos naturais é, atualmente, o maior perigo à sobrevivência do rio. Certas análises apontam que esses abusos podem resultar em um desgaste e até mesmo esgotamento dessas fontes.

erosaorio.jpgNo Alto São Francisco, a concentração demográfica, as atividades econômicas do quadrilátero ferrífero e as indústrias de transformação da Grande Belo Horizonte respondem pela degradação ambiental daquele trecho. Além destes, o garimpo de diamantes desfigura o leito do rio com grandes dragas, lançando depois o material retirado em suas margens que voltam ao rio nas enxurradas.

Ainda no Alto São Francisco, mas já entrando no Médio e Sub-Médio, a principal fonte de poluição é a agricultura, praticada sem preocupações com a preservação dos recursos hídricos. Os projetos de irrigação e a agricultura provocam o desmatamento da mata ciliar e, conseqüentemente, carregam sedimentos para o leito do Rio. A vegetação nativa, que em 1970 cobria 85% dos 12 milhões de hectares do norte de Minas Gerais, em 1990 estava reduzida a 35%. E a cada ano, mais de 400 mil hectares de cerrado são desmatados na bacia, o equivalente a mais de mil hectares por dia.

O desmatamento das margens do lago da represa de Três Marias, assim como de vários trechos das margens do Velho Chico, provoca processos violentos de erosão, como a voçoroca acima. Foto: Fernando Zarur

A construção de hidrelétricas ao longo do rio também é um grave problema, que põe em risco sua própria existência. Além das transformações significativas que obras como barragens e usinas provocam na área onde são instaladas, com reflexos diretos na vegetação e vida animal, o regime das águas também é afetado. No Baixo São Francisco, uma preocupação de cientistas e ambientalistas é a regularização do fluxo de água, prejudicado e tornado irregular com todas as mudanças feitas no percurso e pelo uso excessivo do recurso.

As sucessivas barragens feitas ao longo do rio provocam um processo quase irreversível de assoreamento, pois diminuem a correnteza natural, formam bancos de areia e transformam os drenos naturais de água em áreas pantanosas. Além disso, a regularização dessas usinas tem provocado efeitos também na atividade pesqueira e na cultura do arroz feitas pela população da área. A extinção de lagoas e várzeas naturais onde ocorria a reprodução e captura dos peixes, e onde tradicionalmente se fazia a plantação do arroz, ameaça a sobrevivência de espécies naturais e da própria população local.

20 Comments

  1. e isso chamam de progresso

    • Pode acreditar, meu irmão! É muito burrice e canalhice dessa galeras obstinada com a ilusão do “crescimento econômico” e da Ordem e “Progresso”! Onde, né ?

  2. como e assoraçao

  3. Que tristeza ver o Velho Chico nesse estado, Lamentavel!!!

  4. Realmente, o ser humano é o pior tumor que já se formou sobre o lindo, maravilhoso e divino Ser que é a Terra. A explosão demográfica é a metástase. Nós, humanos, que deveríamos ser os Neurônios, as sagradas células nervosas e conscientes, dessa complexa e sagrada Rede de Vida, capazes de apreciar e espelhar essa Obra majestosa com Filosofia, Espiritualidade, Arte e muito mais, nos transformamos em meros, vulgares e estúpidos predadores, egoístas, só preocupados com nosso ilusório crescimento econômico, com o desfrute dos nossos sentidos limitados, ávidos de um poder que não passa de uma miragem… Estamos destruindo a mais linda e perfeita Criação do/a Sr./a Deus provavelmente do Universo inteiro. Que interessa se há ou não Vida noutros recantos do Universo ? Se não sabemos nem definir o que seja Universo, Espaço e Tempo, essas coisas que nem temos certeza de existirem… A Terra inteira sofre e agoniza, enquanto os políticos canalhas, alguns empresários irresponsáveis, e uma parte da população alienada só quer saber de mais brinquuedos como Air-bus, super-carrões, iates, desfiles de vaidade, embriaguez com drogas legais ou ilegais, velocidade, Disneylândias… Mas o que nos conforta é a Lei do Karma, do Retorno, da Ação e Reação! Todos já estão pagando por seus erros, um dia todos saberão disso!  Vingança divina em nome de todas as espécies animais e vegetaius extintas, de todas as Nações indígenas exterminadas, de todas Florestas queimadas e transformadas em pasto, de todos Rios e Mares assassinados, de todos ambientalistas covardemente trucidados!!!

    • Luis, acho que vc tem razão em muita coisa. Mas eu tento ser otimista e pensar que o ser humano, quando quer, pode deixar de ser um parasita para se tornar um “simbiótico”. Se soubermos usar esta nossa massa cinzenta para este objetivo, tenho certeza que é possível. Valeu pelo comentário!

      • O RIO SÃO FRANCISCO ESTÁ AGONIZANDO, DAQUI A DEZ ANOS LEIAM ESTE COMENTÁRIO E VEJAM QUE EU TINHA RAZÃO 26/05/14. RONALDO GUGEL

    • E AINDA LUIS ESTÃO VENDENDO POR PREÇOS EXORBITANTES ÁREAS AS MARGENS DA REPRESA DE TRÊS MARIAS E DENTRO DAS ILHAS PRINCIPALMENTE A ILHA DO MANGABAL
      ESTAS ARES NÃO SERIA DA CEMIG?
      ABÇS,MARCELO

  5. Não ,Acredito no que vi ,as pessoas não respeitam mais o meio ambiente!!!

  6. pouca gente pra muito descaso

  7. Bem … completo , mas tem uma coisa , que procurava , e não achei , acho que este texto está muito geralizado , que tal falar um pouco mais separadamente , da poluição e da vegetação do rio ?

    bom , fica aqui minha proposta ! Obrigada.

  8. muitolegalllllllllllllllllll

  9. adorei bonnnn

  10.  o que situaçaõ que esta o rio e muita

  11. O RIO SAÕ E MUITO BONITO PARA ESTA SITUAÇAÕ

    •  FLAVI O SEU COMENTARIO E MUITO LEGAL ADOREIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

  12. Ainda não entendo como é que pode pessoas venderem terrenos beirando a represa de tres marias e pior ainda construindo e vendendo por preços exorbitantes casas e lotes dentro das ilhas principalmente a ilha do mangabal
    Pergunta Ela não seria de propriedade da COMPANHIA DE ENERGIAS DE MINAS GERAIS A CEMIG

  13. triste mesmo o dó do Velho Chico né @facebook-100002324660447:disqus

  14. ah, nao e interessante

  15. Um RIO tão importante como esse não pode estar nessa situação

Trackbacks/Pingbacks

  1. Exploração de recursos na bacia do São Francisco | Blog do São Francisco - [...] Continue lendo aqui. [...]

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Adsense
Anúnios (via google adsense)