Comissão da ONU visita comunidades indígenas gaúchas

Agência Brasil – ABr – Chegou hoje (20) ao Rio Grande do Sul uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU), com a tarefa de fazer um relatório da situação das comunidades indígenas do estado. O objetivo é analisar a forma de vida dos índios, tendo em vista a situação das terras rurais, água e alimento. A missão tem como relator da ONU o coordenador da Ação Brasileira de Nutrição e Direitos Humanos, de Brasília, Flávio Valente.

O roteiro teve início nesta quarta-feira, no município de Ronda Alta, na reserva Serrinha, dos índios caingangues. A área tem 12 mil hectares de terras que foram colonizadas em 1950. Em 1996, foram retomadas pelos índios, gerando conflitos entre colonos agricultores e comunidades indígenas.

Amanhã (21), a comissão estará em Estrela, na comunidade de Glória, habitada por índios oriundos do município de Santa Cruz, que eram peões de colonos. São 26 famílias, cerca de 100 pessoas, que vivem de artesanato e corte de acácia e reivindicam uma área 10 hectares. Na sexta-feira (22), o relator finaliza a missão em Barra do Ribeiro, na comunidade Guarani. Para esta comunidade, o estado desapropriou uma área de 202 hectares, que está em processo de regularização.

Lupi Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *