Acordo de cooperação financeira preserva florestas tropicais

Agência Brasil – ABr – O Senado aprovou ontem o acordo bilateral Brasil-Alemanha para liberação de 66.467.944,44 de euros destinados à preservação das florestas tropicais. Agora o texto será encaminhado à sanção presidencial. O acordo de Cooperação Financeira entre Brasil e Alemanha foi celebrado em fevereiro de 2002.

O programa de liberação de recursos do Banco Alemão para o Desenvolvimento prevê a destinação de recursos para nove projetos. Serão beneficiados ecossistemas remanescentes de Mata Atlântica no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, além da Floresta
Amazônica e reservas indígenas na Amazônia Legal.

Do total a ser liberado, 5 bilhões de euros se destinam aos corredores ecológicos no Amazonas, Bahia e Espírito Santo; 7 bilhões à proteção da Mata Atlântica, em Minas Gerais, e 13 bilhões a projetos Demonstrativos para Comunidades Indígenas (PDP/I), executados no âmbito do Programa Piloto de Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7).

Os recursos também serão aplicados na proteção da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, no Projeto Integrado de Proteção das Terras e Populações Indígenas da Amazônia Legal (PPTAL), no projeto integrado de monitoramento e controle de desmatamento e queimadas na floresta amazônica (Prodesque) e também para apoio ao programa de manejo florestal sustentável na Amazônia (Promanejo).

Ubirajara Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *