Unesco lança em MT o Ano Internacional da Água Doce

Rede Aguapé – O Ano 2003 foi declarado pela Organização das Nações Unidas [ONU] como o Ano Internacional da Água Doce, cujo objetivo é incentivar, apoiar e divulgar iniciativas para a conscientização da água como elemento vital para a saúde, a produção de alimentos, a preservação dos ecossistemas e o desenvolvimento social e econômico. Por conta disso, a Unesco realizará em Mato Grosso o lançamento do Ano Internacional da Água Doce no próximo dia 10 de abril, em Cuiabá.

O evento contará com a presença do coordenador da área de Meio Ambiente da Unesco Brasil, Celso Schenkel. Entre os assuntos a serem abordados está o objetivo da ONU em reduzir em 50 por cento o número de habitantes sem acesso à água potável até 2015. Isso porque, de acordo com o próprio órgão, a pobreza está intrinsecamente ligada a crise da água e a maior parte da população dos países em desenvolvimento está exposta a fontes de águas poluídas e contaminadas.

Facilitar um melhor acesso aos recursos hídricos pode contribuir com a erradicação da miséria. No Brasil a quantidade de água ainda é suficiente para atender a todos, mas a distribuição é irregular. Por todo o país, 92,7% das residências têm rede de água potável, no entanto, apenas 37,7% das casas estão ligados a rede de esgoto sendo que mais de 60% dos dejetos são despejados diretamente nos rios e mares.

Para discutir sobre o contexto internacional problemas e alternativas referente à Água Doce em Mato Grosso estará presente o Coordenador da área de Meio Ambiente da Unesco Brasil Sr. Celso Schenkel, o evento conta ainda com a participação do presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente [Fema/MT], Moacir Pires, a doutora em ecologia, Carolina Joana, pela Unemat, o doutor em recursos hídricos, Pierre Girard, da UFMT e também a consultora Daniela Maimoni Figueiredo, que fará a abertura do evento.

O lançamento do Ano Internacional da Água Doce acontece dia 10 de abril, em Cuiabá, às 19:30h. no Auditório da Fiemtec (Av. XV de Novembro, 303 – Porto. Mais informações com: Aldenice Bernardes – Fone: (65) 624-1051

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *