rgãos ambientais têm controle do incêndio no Jalapão

A operação conjunta de combate às queimadas no Parque estadual do Jalapão, formada pelo Governo do Tocantins, por meio dos órgãos ambientais Cipama – Companhia Independente da Polícia Ambiental, Naturatins, Defesa Civil e brigada de incêndio do Corpo de Bombeiros, iniciado na quinta-feira, 18, conseguiu controlar o fogo da região. O Parque foi decretado área de preservação estadual ambiental em 2001.

“Já conseguimos controlar o fogo que se alastrava na Serra do Espírito Santo e nas proximidades, agora só tem um foco de incêndio na encosta da serra, o que dificulta o acesso das equipes para combater o fogo”, informou o coordenador estadual de Defesa Civil e secretário-chefe da Casa Militar, Cel. Edson Pereira Nunes.

Nunes disse que, mesmo com o esforço das equipes que trabalharam dia e noite o fogo destruiu cerca de 70% da área de preservação do Parque, que é de 158 mil hectares. Além de degradar a vegetação natural, um dos pontos turísticos do Tocantins, matou também muitos animais, entre eles, os peçonhentos.

As equipes do Corpo de Bombeiros e Cipama, que estavam na região, estão sendo remanejadas, por outros combatentes para dar continuidade à operação. “Eles estão cansados, por isso a necessidade de fazer o remanejamento”, reforçou Nunes.

Outro grande prejuízo com as queimadas foi a perda de grande parte do capim dourado em plena época de colheita. O capim é matéria-prima usada no artesanato local, garantia de renda de muitas famílias. 
 
Elmiro de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *