Baixo Araguaia terá pólo de desenvolvimento ambiental e rural

Estação Vida – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta sexta-feira [19], em São Félix do Araguaia, no nordeste mato-grossense, a implantação de um pólo do programa de Gestão Ambiental Rural [Gestar], no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural [ProAmbiente] e a construção de Agendas 21 locais nas cidades da região.

Além disso, a Caixa Econômica Federal irá viabilizar, por meio do Programa Nacional de Modernização Administrativa e Financeira, assistência técnica e recursos para melhoria das administrações municipais. Com essas ações, esperamos trazer à região atividades econômicas sustentáveis, baseadas no uso racional dos recursos naturais, na sabedoria e nas habilidades produtivas das populações, disse a ministra.

O Baixo Araguaia, entre os rios Xingu e Araguaia, no nordeste mato-grossense, é uma nova frente de avanço da soja e da pecuária em Mato Grosso, com foco no entorno da BR-158. Na região, em 13 municípios, vivem pelo menos 100 mil pessoas. Apesar dos elevados índices de desmatamento, os maiores do estado, registra os menores indicadores sociais e econômicos.

Pela manhã, Marina Silva participou da 5ª Mostra de Educação do Araguaia, onde palestrou sobre Ambiente, Política e Perspectiva Planetária. A ministra lembrou aos educadores e representantes de escolas de mais de 20 municípios da região que com leis, fiscalização forte e a consciência das populações será possível reverter o quadro de degradação e desrespeito à natureza. Ela salientou que é preciso defender o meio ambiente em nosso espaço. Para mudar a realidade planetária, é preciso pensar que a humanidade é cada um de nós. Separar o lixo em casa, apagar a luz, ser fraterno com os diferentes e com a natureza são tarefas simples que contribuem para a mudança de realidade. Marina Silva ressaltou, ainda, as investigações e o plano de combate a queimadas e desmatamento na Amazônia, desenvolvidos pelo Ibama em parceira com outros ministérios.

Na Câmara Municipal de São Félix, a ministra reuniu-se com lideranças de pelo menos 15 municípios para apresentar as propostas do governo para a região. Segundo ela, é preciso internalizar os recursos da produção local em parceira com prefeituras e movimentos sociais. A ministra anunciou a implantação de um pólo do programa de Gestão Ambiental Rural [Gestar], no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural [ProAmbiente] e a construção de Agendas 21 locais.

A Caixa Econômica Federal irá viabilizar, por meio do Programa Nacional de Modernização Administrativa e Financeira, assistência técnica e recursos para melhoria das administrações municipais. Além disso, Fani Mamede, da secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, informou que o Baixo Araguaia poderá ser definido como prioritário para atuação da pasta, e que deve ser desenvolvida uma linha de crédito específica para a região.

Também participaram das atividades em São Félix do Araguaia o secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA, Gilney Viana, o coordenador de Agenda 21 do Ministério, Pedro Ivo Batista, e o diretor de Instrumentos Econômicos da Secretaria de Dezensolvimento Sustentável, Roberto Vizentin.

A ministra Marina Silva foi recebida em São Félix do Araguaia pelo bispo Dom Pedro Casaldáliga , que iniciou seus trabalhos em Mato Grosso em 1968, em pleno regime militar. É uma das pessoas que lutaram pelo povo sofrido do nosso pa ís, lembrou Marina Silva sobre o religioso.

A ministra explicou a Dom Pedro o trabalho que o Ministério do Meio Ambiente vem desenvolvendo para tentar alterar o padrão de ocupação da terra e de desenvolvimento na Amazônia. Estamos criando um sistema que possa disputar com esse modelo, que seja uma alternativa real, disse. A ministra destacou a ação do Grupo de Trabalho Interministerial e o plano de combate ao desmatamento e queimadas no Arco do Desflorestamento. 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *