Frente Parlamentar vai defender o rio São Francisco

Agência Câmara – A Frente Parlamentar em Defesa da Revitalização do Rio São Francisco foi lançada hoje (21), na sala da Comissão de Defesa do Consumidor Meio Ambiente e Minorias. Composta por 150 parlamentares, a Frente vai acompanhar o projeto do Governo que trata da transposição das águas do rio.

O Velho Chico, como é conhecido o São Francisco, é o eixo principal de 32 sub-bacias hidrográficas, tem 2.017 quilômetros de extensão, percorre quase 10% do território nacional, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e banha 504 municípios.

Revitalização

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), que propôs a instalação da Frente, defende a revitalização do rio, antes de se discutir da transposição das águas. Para ele, é preciso primeiro recuperar as margens ribeirinhas e as matas ciliares do São Francisco, que estão danificadas por práticas agrícolas impróprias.

“A proposta do Governo de transpor as águas do São Francisco para suprir áreas do semi-árido nordestino, que têm carência de água, tem que ser conjugadas com ações de restauração do rio, senão não teremos condições de viabilizar uma obra deste porte. O rio tem limites, pode ser esgotado e degradado ainda mais por esta obra. Então, queremos acompanhar o projeto do Governo, e ao mesmo tempo elaborar as propostas legislativas que poderão garantir a revitalização, como parte de uma política de desenvo
lvimento sustentável” – explica Ferro.

O deputado antecipou que uma das primeiras atividades da Frente será um encontro com o vice-presidente da República, José Alencar, que é o coordenador do projeto de transposição.

Reportagem – Lucélia Cristina
Edição – Luiz Claúdio Pinheiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *