Conferência Nacional do Meio Ambiente

Agência Brasil – Ampliar o debate e a participação da sociedade brasileira na formulação de políticas ambientais que assegurem a qualidade ambiental e a sustentabilidade dos recursos naturais. Este é o principal objetivo da Conferência Nacional do Meio Ambiente, a partir de hoje, em Brasília. Durante três dias, mais de 1200 pessoas, entre delegados natos e eleitos em conferências estaduais, convidados e observadores participam da construção de uma outra política para o setor.

Entre os participantes, nomes de peso ligados à causa ambiental e que integram a Comissão de Honra da Conferência, como Bertha Becker, Leonardo Boff, Paulo Nogueira Neto, Washington Novaes, Magda Renner, Glacy Zancan e Fábio Feldman. Eles atuarão como articuladores e mediadores das palestras e debates que reunem representantes das três esferas de governo, dos poderes legislativo e judiciário, empresas, universidades, comunidades tradicionais, Ongs e vários outros setores da sociedade.

A primeira Conferência Nacional de Meio Ambiente pretende mostrar que não são apenas os ecologistas que estão preocupados com a sustentabilidade do meio ambiente. A participação maciça de representantes de setores da sociedade que tradicionalmente estavam alheios a esse processo comprova que a questão ambiental deixou de ser um assunto exclusivo de ecologistas para se tornar uma prioridade nacional.

Dos 912 delegados eleitos nas pré-conferências e nas conferências estaduais, só 124 (13,60%) são militantes de Ongs ambientalistas. A maioria dos participantes vem de outros segmentos: 18,64% são de movimentos sociais, 10,45% de universidades ou centros de pesquisa, 33,44% de órgãos do governo federal (9,10%), estadual (12,50%) e municipal (11,84%), 7,13% do setor produtivo e 5,4% representam as mineradoras. As populações indígenas, quilombolas, caiçaras e ribeirinhos também estarão representadas, com 5,38% dos delegados eleitos.

O lema da Conferência – “Vamos cuidar do Brasil”, será amplamente debatido em seis temas estratégicos: Água, biodiversidade, infra-estrutura, meio ambiente urbano, mudanças climáticas e agricultura, pecuária, pesca e florestas. A Conferência aprovará dois documentos com diretrizes e propostas que serão encaminhados ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e
servirão de subsídios para a consolidação do Sistema nacional de meio Ambiente (Sisnama).

O perfil de alguns dos integrantes da Comissão de Honra é um sinal para que se possa avaliar a qualidade dos debates e para a abrangência das diretrizes que serão apresentadas. Bertha Becker é professora emérita de geopolítica da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e
consultora internacional sobre a inserção da Amazônia na geopolítica das águas. Paulo Nogueira Neto é considerado um dos maiores ambientalistas do país. Vice-presidente da SOS Mata Atlântica e da WWF Brasil, ele defende a causa ambiental há mais de 40 anos e foi o fundador de uma das primeiras Ongs ambientais do país, em 1953.

A professora Glacy Zancan ocupou dois mandatos na presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Magda Renner é pioneira na defesa do meio ambiente no Brasil e fundadora do Núcleo dos Amigos da Terra; Washington Novaes é jornalista especializado em meio ambiente e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Distrito Federal. Fábio Feldman é especialista em mudanças climáticas e durante vários anos atuou como secretário-geral do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; e o teólogo Leonardo Boff, militante de várias causas sociais, já foi condecorado com o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos.

Mauricio Cardoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *