Pesquisadores iniciam este mês inventário do rio das Mortes

Estação Vida – Uma equipe de 12 pesquisadores da Unemat  estará participando de uma expedição científica pelo rio das Mortes, saindo de Nova Xavantina em direção ao lago do Sucumira, próximo ao município de Nova Xavantina . O objetivo principal da expedição é fazer um inventário da fauna e flora do Parque Estadual do Araguaia, município de Novo Santo Antônio.

A coordenadora da pesquisa, professora especialista em entomologia, Helena Soares Ramos Cabedde explicou à Estação Vida que já foi realizado um primeiro levantamento no período de seca , identificando plantas, peixes, aves, mamíferos e invertebrados. O inventário é necessário para que o governo do Estado, através da Fundação Estadual do Meio Ambiente – Fema, faça o plano de manejo da unidade de conservação e a partir daí possa realizar outras ações de preservação do ecossistema..

Também fazem parte do inventário, a margem esquerda do rio das Mortes e a reserva indígena Pimentel Barbosa, dos Xavantes. Serão 10 dias num barco com uma equipe de pesquisadores e estudantes da Unemat , com financiamento do Probio – Programa de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente – MMA.

Mais informações : hcabedde@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *