Embrapa ensina o uso das plantas medicianais do cerrado

Comunidades situadas no nordeste de Goiás estão recebendo cursos de capacitação do projeto Conservação e Manejo da Biodiversidade do Bioma Cerrado – CMBBC, uma parceria entre a Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), o Ibama, a UnB, o Ministério para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido-DFID, a Finatec e o Jardim Botânico de Edimburgo.

Três comunidades, situadas em Mambaí, Guarani de Goiás e Simolândia, recebem uma atenção especial. Elas são atendidas desde o início do projeto, em 2002, e receberam recursos para desenvolver planos de uso de recursos naturais do Cerrado de forma sustentável para a geração de renda junto com outras comunidades dentro de um edital que concedeu R$ 100 mil entre novembro de 2003 e janeiro deste ano.

Nos municípios, os cursos são abertos a toda a população. Os assuntos são associativismo rural aplicado ao manejo do Cerrado, planejamento estratégico participativo em comunidades rurais, o bioma Cerrado, culturas agrícolas tradicionais sustentáveis para agricultura familiar, horta orgânica para agricultura familiar no cerrado, criação e preservação da fauna silvestre para o cerrado, viveiro e produção de mudas de espécies nativas, plantas medicinais, processamento e aproveitamento alimentar de frutas nativas do Cerrado e legislação ambiental.

Farmácia do Cerrado

Entre os recursos concedidos pelo edital do CMBBC a partir do final de 2003, o que deu resultados mais rápidos foi o desejo da comunidade da Agrovila Mambaí de fazer sua própria farmácia a partir de plantas do Cerrado. Seus membros, que já sabiam identificar diversas espécies vegetais terapêuticas, conheceram outras e criaram até uma horta, ao lado da farmácia, para fazer os remédios.

Eles já tiveram um curso de preparação de remédios com uma farmacêutica e repetirão a dose nos dias 1 e 2 de outubro. Mas a falta de acesso à saúde faz com que o interesse pela farmácia do Cerrado também esteja presente em outros municípios. Por isso, o CMBBC oferece um curso em Alto Paraíso, também no nordeste de Goiás, entre 4 e 7 de setembro. O assentamento Belo Horizonte, em Guarani de Goiás, recebe o curso em 29 e 30 de outubro. Outros municípios participantes da programação de cursos são Colinas do Sul, Damianópolis e Pirenópolis.

A Embrapa Cerrados é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuário e Meio Ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *