A Internet como estratégia

A equipe do Rota Brasil Oeste acredita no potencial da Internet como uma ferramenta de comunicação independente. É graças às facilidades e o domínio da linguagem deste meio que o projeto consegue atingir seu público (cerca de 70 mil usuários únicos por mês1), mesmo sem grandes financiadores ou publicidade.

Numa constante interação com nossos leitores, tentamos estimular a participação em nossa página, seja pela divulgação de artigos, reportagens e outros trabalhos aprovados para publicação. Além disso, destacamos opiniões e dados muitas vezes ignoradas pela grande imprensa, num esforço para democratização da informação via web.

Atualmente a rede proporciona uma relativa igualdade de visibilidade entre a sociedade civil e qualquer grande veículo de comunicação. Ao realizar uma busca por “september 11” no Google, por exemplo, o único gigante da mídia presente no resultado da primeira página é a CNN, que vem em quarto lugar. O resto é composto por páginas comuns de referência, principalmente movimentos de associações de vítimas da tragédia.

Como as ferramentas de busca, principalmente o Google, são responsáveis por orientar quase todos os internautas em suas pesquisas este é uma clara demonstração de como a visibilidade dos movimentos sociais podem se igualar com outras forças da comunicação. E, se levarmos em conta as pesquisas recentes e a convergência tecnológica, até o final da década, a rede se tornará o meio de informação e interação social primordial para boa parte da população mundial. Em 2004 a Internet conta com um total de 945 milhões de usuários, com uma projeção de 1.28 bilhão até 2006. Além disso, os dados mostram que a nova geração, que cresce nas brincando na rede, a tem como principal veículo de comunicação, deixando para trás os meios tradicionais.

Neste sentido, está posto o desafio não apenas de estimular uma produção de informação mais democrática e independente, mas também de mudar a situação dos milhões de excluídos digitais. Contudo, para os movimentos sociais, esta é uma alternativa viável de comunicação de impacto. Com a aplicação de softwares livres, os investimentos em infra-estrutura estão cada vez mais acessíveis, até para organizações de pequeno porte. Resta como obstáculo a popularização das técnicas específicas que envolvem o trabalho deste conteúdo.

O Rota Brasil Oeste é um projeto que tenta abarcar estes vários lados da questão, promovendo integração, gerando visibilidade e estimulando a publicação independente.

1 Dados referentes ao mês de junho de 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *