Jalapão

Com a idéia de divulgar não apenas os pontos turísticos, mas principalmente a situação social local, em abril de 2003 a equipe do Rota Brasil Oeste realizou uma reportagem especial de cinco dias na região do Jalapão. A região vive a contradição do boom do turismo e uma realidade social que ainda convive com falta de saneamento básico, fome e doenças como hanseníase e o mal de chagas.

Com apoio do Ibama local, acompanhamos com exclusividade o início da atividade de definição das fronteiras da Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins, criada para assegurar a preservação de centenas de nascentes, lagoas, córregos que fazem da região um dos maiores mananciais de água do país. O trabalho de demarcação dos limites envolve muito mais que marcar pontos no GPS, a parte mais delicada é o contato com famílias isoladas e fazendeiros que vivem da subsistência.

jlp44_1_1.jpgEquipe do Rota Brasil Oeste contorna as margens da água para fotografar a Cachoeira da Velha, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Jalapão. O trabalho da região nos levou além dos pontos turísticos. Foto: Fernando Zarur

Além disso, visitamos comunidades que produzem o cada vez mais conhecido artesanato de Capim Dourado. A venda já ajudou a melhorar a mudar a vida nas vilas que começam a organizarem-se em cooperativas de produtores. Por outro lado, com o aumento da atividade, cresce a preocupação pela preservação da planta que cresce naturalmente e apenas em alguns pontos do Centro-Oeste, às margens da água.

Numa rápida passagem pela região, descobrimos uma complexa e as vezes triste situação social, muito distante do estereótipo vendido pelas revistas de turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *