Samba de Roda no Recôncavo Baiano tem boas chances de ser patrimônio imaterial, diz Unesco

As chances do Samba de Roda no Recôncavo Baiano conquistar o título de obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Unesco são boas. A avaliação é do representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Jorge Werthein.

A candidatura do Samba de Roda foi lançada hoje pelo governo no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia. “A forma como foi preparada a apresentação é primorosa. Eu acho que merece porque é uma manifestação muito forte, muito importante. Eu acho que tem todas as chances para ser inscrita como obra-prima”, destacou Werthein.

Segundo Werthein, o reconhecimento da Unesco poderá garantir muitos benefícios ao Samba de Roda. “Isso significa o reconhecimento em dois níveis. Primeiro, a nível nacional. Vejo que é muito importante que muito mais gente saiba no Brasil o que significa o samba de roda e o valor que tem. Em segundo, é muito importante que o Brasil consiga mostrar cada vez mais a tremenda, fantástica, riqueza e diversidade cultural que tem. O reconhecimento pela Unesco é muito mais impacto do que se falássemos de apoio material que se possa dar”.

O título concedido pela Unesco é uma forma de valorizar e proteger a produção cultural imaterial dos países. O resultado será divulgado em julho de 2005. Em 2003, a Unesco declarou como Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica dos índios Wajãpi, do Amapá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *