Preconceito ao índio

O preconceito contra o índio é um dos modos de descriminação mais fortes e agressivos do Brasil.

Nas cidades próximas às reservas, é um problema ainda mais acentuado. Os xinguanos, que se mantêm mais afastados não sofrem tão diretamente com o problema. Os Xavante, no entanto, tem suas terras mais próximas. Além disso, a etnia conseguiu reconquistar boa parte de seu território depois de um processo de luta que existe ainda hoje contra forças políticas e grandes proprietários locais.

Na década de 1970, os caciques da região de Pimentel Barbosa se uniram para expulsar os fazendeiros e demarcar sua reserva. Em resposta a tiros e assassinatos, os índios começaram a atacar e incendiar fazendas até ocupar uma área de 328mil hectares de extensão que mais tarde foi reconhecida pelo governo e Funai.

Em 2004 os Xavante viveram outro conflito, quando posseiros se recusavam a desocupar a reserva de Marãwatsede. Três crianças morreram e outras oito foram internadas com pneumonia e subnutrição por causa das condições de vida da comunidade que vagava à beira da rodovia esperando permissão para voltar à sua terra. Resultado de 40 anos de luta, a área foi reconhecida e homologada como terra indígena em 1995 e mesmo assim uma batalha judicial não permitia o acesso dos índios à terra. Somente agora, depois de mortes, ameaças e brigas, os índios conseguiram ocupar de novo a região.

Sereburã, ancião da aldeia de Pimentel Barbosa, próximo a Marãwatsede, dá sua visão dos acontecimentos. “Nós mesmos tocamos os fazendeiros. Por isso que temos este espaço (reserva de Pimentel Barbosa) pequenininho hoje. Para branco é grande, para nós é pequeno. Fizemos isso sem a ajuda de ninguém. Agora vivemos aqui, espero que vocês respeitem a gente e nossos direitos. Espero que vocês passem essa informação ao seu povo. O povo Xavante é assim: usa pulseira, tem cordão no pescoço e brinco pra arrumar mulher nova. Nossa identidade é essa. Sou do tempo em que os homens andavam pelados e estou aqui, vivo.”

[box]

Continue lendo:

[/box]

2 respostas para “Preconceito ao índio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *